Topo

Erasmo Carlos é internado com covid-19 e está em observação

De Splash

31/08/2021 17h59Atualizada em 31/08/2021 19h31

O cantor Erasmo Carlos, de 80 anos, foi internado hoje no Rio com covid-19. A informação foi confirmada pela conta oficial dele no Instagram. Erasmo confirmou que tinha sido diagnosticado com a doença no último dia 26.

Segundo o comunicado, o artista está "em observação e tendo todos os cuidados" para vencer a doença.

"Gostaríamos de informar que o Erasmo precisou ser hospitalizado para continuar tratando a infecção por covid-19. Ele está em observação e tendo todos os cuidados que precisa para vencer a doença. Agradecemos muito a torcida, orações e carinho de todos os amigos. Continuem vibrando positivo!", escreveu a equipe do cantor.

Erasmo recebeu a segunda dose da vacina uma semana antes do aniversário de 80 anos, em maio, e usou as redes sociais para cobrar vacina para todos do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido):

"Ufa! Tomei a minha segunda dose... Vacina para todos! É urgente!", escreveu o Tremendão.

Covid-19 após a vacina

Por que pessoas que tomaram duas doses da vacina pegam covid? Segundo o imunologista PhD pela USP (Universidade de São Paulo) e colunista do VivaBem, do UOL, Gustavo Cabral, inicialmente é preciso entender o tempo que a vacina demora para gerar o "efeito" dela.

"As vacinas disponíveis atualmente no Brasil que exigem duas doses (CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer) conferem a maior proteção contra a covid-19 cerca de 14 a 20 dias depois da aplicação da segunda dose. Ou seja, se a pessoa 'pegou o coronavírus' antes desse tempo, a resposta para a dúvida está aí: ela ainda não estava totalmente imunizada", explicou.

Além disso, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, já anunciou para setembro a terceira dose da vacina contra a covid para os idosos, que será da Pfizer. A proteção contra covid-19 oferecida por duas doses das vacinas Pfizer e AstraZeneca começa a cair em cerca de cinco meses, indicou na semana passada um estudo de pesquisadores do Reino Unido.

Por isso, não faz sentido culpar a vacina ou levantar a suspeita de que ela não funciona quando alguém completamente imunizado é infectado pelo coronavírus.

A vacinação é a principal arma para nos proteger das formas graves da covid-19, mas não dispensa outros cuidados, como evitar aglomerações, utilizar máscara (principalmente a PFF2), preferir ambientes ventilados e higienizar as mãos.