Topo

Lee 'Scratch' Perry, ícone do reggae, morre aos 85 anos na Jamaica

De Splash, em São Paulo

29/08/2021 13h23

Morreu hoje, aos 85 anos de idade, o cantor Lee "Scratch" Perry, pioneiro no reggae e no dub.

A causa da morte não foi divulgada, mas a imprensa jamaicana afirma que ele estava internado em um hospital na região norte do país.

Andrew Holness, primeiro-ministro da Jamaica, desejou suas "profundas condolências à família, amigos, e fãs do produtor de discos e cantor legendário Rainford Hugh Perry OD, carinhosamente conhecido como "Lee Scratch" Perry".

O trabalho de Perry influenciou o de Bob Marley e ajudou a criar o dub, gênero de música eletrônica derivado do reggae.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, Keith Richards dos Rolling Stones já descreveu Perry como "o Salvador Dalí da música. Ele é um mistério. O mundo é seu instrumento, você só precisa escutar".

Lee "Scratch" Perry também já recebeu Paul McCartney em seu estúdio na Jamaica, o Black Ark Studios — que depois foi destruído num incêndio. Em entrevistas, Perry afirmou que ele mesmo iniciou as chamas, por acreditar que o local estava possuído por espíritos malignos.

Além da música, ele também era conhecido por seu estilo caótico e suas declarações místicas sobre si mesmo — Perry costumava dizer que era um extraterrestre e só estava de passagem neste mundo.