Topo

'Verdades Secretas': como termina a novela e quem morre no final

Angel (Camila Queiroz) e Alex (Rodrigo Lombardi) protagonizam cenas quentes em "Verdades Secretas" - Divulgação/Globo
Angel (Camila Queiroz) e Alex (Rodrigo Lombardi) protagonizam cenas quentes em 'Verdades Secretas' Imagem: Divulgação/Globo

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

24/08/2021 04h00

A Globo tirou "Verdades Secretas" da gaveta, que volta hoje à tela da emissora. A reprise servirá como um esquenta para o lançamento da parte dois da trama, que estreia ainda este ano no Globoplay. Será que você se lembra do que rolou na primeira, digamos, temporada, exibida originalmente em 2015?

Atenção! A partir daqui, o texto contém spoilers (caso você ainda não tenha visto a novela)

À época da primeira exibição, a novela de Walcyr Carrasco chamou atenção de público e crítica por tratar de temas densos como prostituição, drogas e um triângulo amoroso envolvendo mãe e filha.

O que é o book rosa

Fanny (Marieta Severo) e Anthony (Reynaldo Gianecchini) trabalham na agência de modelos e são um casal em 'Verdades Secretas' - Divulgação/Globo - Divulgação/Globo
Fanny (Marieta Severo) e Anthony (Reynaldo Gianecchini) trabalham na agência de modelos e são um casal em 'Verdades Secretas'
Imagem: Divulgação/Globo

"Verdades Secretas" popularizou o termo "book rosa", que nada mais é do que um esquema clandestino de prostituição em agências de moda. As clientes são as modelos, que usam a profissão como fachada para ganharem a vida como garotas de programa.

A novela tocou nesta ferida ao contar a história de Arlete (Camila Queiroz), uma adolescente que se muda com a mãe para São Paulo com o sonho de brilhar nas passarelas. Sem saber do book rosa ao entrar para a agência de Fanny (Marieta Severo), ela é convencida a se prostituir para ajudar a avó que está prestes a perder a casa por uma dívida.

É assim que Arlete conhece Alexandre Ticiano (Rodrigo Lombardi), o Alex, um importante empresário que mudará a sua vida para sempre.

Triângulo amoroso

Alex (Rodrigo Lombardi) e Carolina (Drica Moraes) - Divulgação/Globo - Divulgação/Globo
Alex (Rodrigo Lombardi) e Carolina (Drica Moraes)
Imagem: Divulgação/Globo

Não é por Arlete que Alex se apaixona, mas por Angel — o nome artístico da jovem como modelo. Ela acaba se apaixonando pelo ricaço, mas se afasta ao decidir parar com os trabalhos no book rosa. A esta altura, o empresário já está completamente envolvido e faz de tudo para ter Angel de volta.

Ele se aproxima da mãe da modelo, Carolina (Drica Moraes), e finge que gosta dela. Arlete não consegue contar toda a verdade para a mãe a fim de não frustrá-la, mas não consegue esquecer Alex. Ele insiste em ficar com Angel e os dois traem Carolina debaixo do mesmo teto onde elas vivem.

Além da infidelidade em si, as cenas quentes de sexo também chamaram muita atenção à época. Ao se envolver com Alex, no início, Angel era menor de idade — o que ajudou a provocar comoção em torno da trama.

O fim de "Verdades Secretas"

Carolina descobre que foi traída por Alex e pela própria filha. Ela não suporta o baque e acaba tirando a própria vida com um tiro de revólver.

Inconformada com o caso de Angel e Alex, Carolina se mata no final de 'Verdades Secretas' - Reprodução /Globo - Reprodução /Globo
Inconformada com o caso de Angel e Alex, Carolina se mata no final de 'Verdades Secretas'
Imagem: Reprodução /Globo

No último capítulo, Angel viaja com Alex. Durante um passeio de lancha, ela atira no empresário e joga seu corpo no mar. O olhar de Angel vestida de noiva foi muito comentado pelo público nas redes sociais, que se chocou com a frieza da jovem até então ingênua e aparentemente incapaz de cometer um crime, ainda que tenha sido provocado como um ato de vingança.

Trama paralela de sucesso

Grazi Massafera como Larissa em 'Verdades Secretas' - Divulgação/Globo - Divulgação/Globo
Grazi Massafera como Larissa em 'Verdades Secretas'
Imagem: Divulgação/Globo

Além da história de Angel, Alex e Carolina, "Verdades Secretas" também passeou pelo submundo das drogas. A personagem Larissa (Grazi Massafera) trabalha na mesma agência de Angel — ela também faz book rosa —, mas acaba se afundando nas drogas. Ela vai parar na cracolândia, mas consegue se recuperar com a ajuda de um missionário de igreja evangélica.

Grazi Massafera foi muito elogiada pela interpretação como usuária de drogas e até recebeu uma indicação ao Emmy Internacional de 2016 na categoria de melhor atriz (ela não levou o prêmio). Já "Verdades Secretas" foi a vencedora na categoria melhor telenovela.

Estreia de Camila Queiroz

Camila Queiroz é a protagonista de 'Verdades Secretas', sucesso da Globo que voltar ao ar hoje - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Camila Queiroz é a protagonista de 'Verdades Secretas', sucesso da Globo que voltar ao ar hoje
Imagem: Reprodução/Instagram

"Verdades Secretas" também marcou a carreira de Camila Queiroz, em seu primeiro trabalho como atriz de TV. Depois da novela, a atriz emplacou papéis em "Êta Mundo Bom" (2016), "Pega Pega" (2017) e "Verão 90" (2019).

No início deste ano, a atriz saiu da Globo e assinou contrato com a Netflix para apresentar o reality show "Casamento às Cegas" ao lado do marido, Klebber Toledo.