Topo

Nando diz ter aconselhado filho a não beber antes de shows: 'Atrapalha'

Nando Reis e o filho Sebastião Reis lançam EP - Reprodução/Instagram
Nando Reis e o filho Sebastião Reis lançam EP Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o Splash, em São Paulo

20/08/2021 15h17Atualizada em 20/08/2021 15h30

Nando Reis, que está em turnê ao lado de seu filho, Sebastião Reis, afirmou que já deu vários conselhos profissionais ao rapaz, mas que também o alertou sobre questões relacionadas ao consumo de substâncias como bebida alcoólica antes das apresentações.

"Sempre converso com ele sobre a necessidade de ser um profissional sério, até porque, em muitos momentos, eu fui um pouco inconsequente. Digo que é fundamental dissociar a ideia da diversão do trabalho, no sentido de não beber, de estar concentrado, porque qualquer substância atrapalha e eu digo isso por experiência própria", disse o compositor em entrevista para o "Extra".

Falo isso como pai, sendo bem explicito: 'Não beba, não use qualquer tipo de substância em ensaio ou antes dos shows. A diversão, no sentido da comemoração, vem depois. Parece careta, mas é um mal que eu aprendi.

Em 2014, Nando Reis declarou que foi, durante muitos anos, usuário de cocaína. Atualmente, ele está há cinco anos sem consumir drogas, mas afirmou na entrevista que isso exige "dedicação diária", e que sempre fala sobre o assunto com seus filhos, que vivenciaram "experiências traumáticas" devido ao seu abuso de entorpecentes.

O novo show, Voz e Violão, traz Nando misturando músicas menos conhecidas com outros hits de sua carreira. "O show tem duas partes. Começo sozinho, depois o Sebastião entra. Há um misto de músicas menos conhecidas com sucessos, mas venho com a tendência de privilegiar os sucessos", explicou.

"Há um componente emocional. A possibilidade de as pessoas cantarem juntas, é o que todo mundo quer. E o que eu quero é que todo mundo possa ter o que quer, já que nesse momento temos tão pouco do que queremos", prosseguiu Nando, que ressaltou que dividir o palco com Sebastião estreitou a relação entre eles.

"Ele aprendeu muito comigo, temos uma forma de tocar muito semelhante. Mas ele tem uma linguagem própria, que buscou e construiu exatamente para esse show, para ser um violão distinto do meu. Ele é muito mais disciplinado. É um perfeccionista, enquanto eu sou um intuitivo relapso", disse ele, bem-humorado.