Topo

Novo filme de Larissa Manoela na Netflix é bom gatilho para voltar a sonhar

De Splash, em São Paulo

18/08/2021 04h00

Larissa Manoela está de volta às telas. Calma, não é na Globo ainda, mas sim na outra firma, a Netflix, que lançou hoje "Diários de Intercâmbio". O filme, todo rodado antes da pandemia é uma megaprodução gravada entre Brasil e Estados Unidos.

Continua depois da publicidade

Anteriormente previsto para estrear nos cinemas, "Diários de Intercâmbio" foi adotado pela Netflix e sai direto no streaming. Reflexo da pandemia, mas também do enorme sucesso do trabalho anterior de Larissa Manoela, "Modo Avião", que se tornou o filme em língua não-inglesa mais visto da plataforma.

Vale a pena assistir?

Vale! E aqui abro um parêntese para falar de uma experiência pessoal que fez com que eu me conectasse bastante com o filme. Bárbara, a personagem de Larissa Manoela, embarca para os Estados Unidos como uma au pair, o tipo de intercâmbio que eu fiz há 12 anos.

Mariana Vianna/Netflix - Mariana Vianna/Netflix
Larissa Manoela e Thati Lopes são Bárbara e Taila em 'Diários de Intercâmbio'
Imagem: Mariana Vianna/Netflix
Continua depois da publicidade

Intercambistas vão se identificar com diversas situações. Quem já foi au pair, mais ainda. O programa, o intercâmbio legal mais acessível que existe (e infelizmente pouco divulgado), consiste em morar com uma família nativa e cuidar das crianças deles. Em troca, um salário e uma bolsa de estudos.

Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Bárbara, que é uma menina simples do Rio de Janeiro, encontra nesse programa a chance de sair do país pela primeira vez. Ela, que trabalhava no aeroporto vendendo assinaturas de uma revista de viagem, sonha com o dia em que vai deixar os portões de embarque para realmente entrar em um avião.

Apesar de focar na história de Bárbara e da amiga Taila (Thati Lopes), arrastada para ser au pair junto com ela, o filme acerta ao levantar outras realidades de brasileiros nos Estados Unidos e toca em temas como deportação, subempregos e diferenças culturais. O elenco ainda tem atores estrangeiros.

Continua depois da publicidade
Mariana Vianna/Netflix - Mariana Vianna/Netflix
Imagem: Mariana Vianna/Netflix

Não posso deixar de mencionar que o filme é uma comédia, e daquelas com momentos cômicos garantidos principalmente pela excelente Thati Lopes ("Porta dos Fundos"). A amiga de Bárbara jura que tirou a sorte grande ao ficar com uma família super acolhedora, mas é a que mais se envolve em confusão.

Além das risadas fáceis, o que marca em "Diários de Intercâmbio" é a mensagem de esperança. Em um mundo pré-pandêmico, a protagonista faz planos e tem sonhos. Algo que aos poucos estamos começando a recuperar com o avanço da vacinação. Por isso, ter segurado um pouco o lançamento foi sim um acerto.

Continua depois da publicidade

Larissa Manoela é famosa desde pequena e tem uma vida bem diferente da maior parte das meninas de 20 e poucos anos, da geração dela. Mas tem um papel importante de mostrar possibilidades para essas mesmas adolescentes e jovens adultas que um dia sonharam em conhecer o mundo e achavam que não podiam.

Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Com quase 40 milhões de seguidores só no Instagram que já provaram consumir tudo o que ela faz, Larissa Manoela tem a chance de levar uma mensagem concreta de sonhos para quem perdeu parte dessa fase incrível da vida trancado em casa ao longo da pandemia. Ainda não acabou, mas já dá para sonhar.