Topo

Porta dos Fundos

OPINIÃO

Porta dos Fundos: Conheça o caráter das plantas que você tem em casa

Thati Lopes conversa com a planta - Reprodução
Thati Lopes conversa com a planta Imagem: Reprodução

Redação Porta dos Fundos

16/08/2021 11h05

Já dizia o ditado: "Diga-me o que plantas, que te direi que flor és". Achou graça? Melhor fechar o riso. Você escolhe muitas plantas a fim de circular a energia que te cerca, mas nem sempre elas são companhias confiáveis para dividir o seu lar. Sua sorte é que o Porta dos Fundos está aqui para ajudar.

Só quem já teve de ir até a janela para regar um manjericão murcho sabe do que estamos falando. Sabia que ele murchou quando te viu ligar o ar condicionado no verão? Pode acreditar! A erva é calorenta e superinvejosa. E, pior: carente. Chama pulgões terríveis para que você sinta pena, coloque remédio, olhe por ela. Haja paciência!

Outras plantas mau-caráteres são aquelas que não entregam o que prometem. Você jamais gostaria de ter flor de maio e onze-horas no seu departamento. A primeira, nunca floresce no mês 5. A outra vai te fazer perder a hora todo dia, e o setor de RH do Ceagesp não se comove com reclamações desse tipo, acredite.

Também não confie no lírio da paz. Primeiro porque já traz no nome sua arrogância. Ganhou um Nobel, por acaso? Não, mas carrega consigo uma flor com talo fálico. Coincidência? Além disso, você coloca na sala, toda feliz, e a planta te dá uma ansiedade do cacete porque as flores não aparecem, precisa ficar trocando de lugar. A paz deve existir só dentro dela, que ri maliciosamente.

Orquídeas são plantas recalcadas - Reprodução/Unsplash - Reprodução/Unsplash
Orquídeas são plantas recalcadas
Imagem: Reprodução/Unsplash

Temos ainda as orquídeas. Quem não gosta delas? Mas muitas são trepadeiras, o que é código para: recalque. É sério. São capazes de não florescerem se você transar na frente delas. Dor de cotovelo bravíssima. Por isso elas têm aquelas raízes duras que grudam em paredes, troncos... Uma mescla de tesão reprimido e raiva! Acredite, se você também gosta delas, coloque as orquídeas longe dos locais onde você costuma ficar pelada com outra pessoa —isso vale para qualquer trepadeira, ok?

Temos ainda a árvore da felicidade. Dizem que te dá sorte e realizações só de passar por ela. Não se sabe bem por quê. A árvore cresce mais que seu pé-direito e precisa de local meia-sombra. Que felicidade é essa? Quem ela pensa que é? O Batman? E a fotossíntese? Não faz nenhum sentido.

Por isso, último aviso: se você não tem claridade em casa, não tenha plantas. A não ser que goste de lidar com frustrações. Seja sensato e tenha um filho, por exemplo, que pelo menos é capaz de achar o sol sozinho e não acumula aedes aegypt. Mas dá muito mais trabalho, também dá bicho, não te entrega o que promete e nem sempre tem bom caráter. Pensando bem, invista num golden. Se bem que os pelos, vou te contar...

*

Juliana Rodrigues é coordenadora de conteúdo Porta dos Fundos