Topo

ANÁLISE

Tarcísio e Glória: A história de amor que nenhum autor poderia ter escrito

Débora Miranda

De Splash, em São Paulo

12/08/2021 13h11

"Foi amor à primeira vista", repetia Glória Menezes, sempre que perguntada sobre a relação de mais de 55 anos com o marido, Tarcísio Meira. A atriz sempre disse: gostou dele, sim, desde o primeiro momento em que o viu. E o destino fez sua parte: tratou de unir os dois.

A vida e a carreira de Glória e Tarcísio sempre caminharam juntas. Foi trabalhando que se encontraram, se conheceram e se casaram. E, casados, encararam os grandes desafios profissionais que vieram a seguir: protagonistas, novelas que viraram fenômenos de audiência, parcerias com diretores renomados.

Tarcísio também se lembra da primeira vez que viu Glória: "Eu estava ensaiando uma peça, e ela passou pelo palco. Foi a primeira vez que a vi. Falei: 'Que mulheraço! Que mulher bonita!'", afirmou em entrevista ao projeto Memória Globo.

Logo depois, o destino de novo em ação: os dois foram chamados para fazer o mesmo teleteatro, "Uma Pires Camargo" (1961). Foi a primeira vez que trabalharam juntos. No total, fizeram 18 pares românticos ao longo da vida profissional —além da sólida parceria na vida real. E, mesmo sabendo que eles sempre foram felizes longe da televisão, o Brasil torcia, novela a novela, para que ficassem juntos no fim também da ficção.

Mas a história verdadeira de Tarcísio e Glória nenhum autor poderia ter criado. Com certeza seria chamado de exagerado. Tem textos que só o destino, esse que atuou tanto na vida dos dois, é capaz de escrever.

"Eu só chamo ele de 'amor meu'", contou Glória, em entrevista ao Canal Viva. "Você não fala muito 'eu te amo', não", comenta, dirigindo-se ao marido. Ao que ele responde: "Não. A gente se ama só. Não preciso falar."

Os dois riem.

Tarcísio sempre disse que não sabia a receita do casamento perfeito, embora a sensação geral seja que cuidava de preparar essa receita todo santo dia. "Se eu soubesse, estaria rico", comentava, rindo.

Mas, além de achar Glória um "mulheraço", também a admirava profissionalmente. "É uma grande atriz, muito talentosa, que sempre me apoiou muito, me deu a deixa certa. É muito bom quando você trabalha com pessoas em quem confia. Porque não basta ter talento, tem que ter profissionalismo. Então, é muito bom trabalhar com uma atriz talentosa como a Glória, que cumpre o seu papel."

Uma relação de amor e companheirismo, baseada no sucesso profissional construído por ambos —na mesma medida. "Eu não sei nem traduzir o que é o nosso amor. É uma coisa tão diferente", emociona-se Glória, ao conversar com o Canal Viva. "Eu preciso dele. E ele precisa de mim."

As palavras também faltavam a Tarcísio quando tentava definir o que sentia por Glória. "Não sei explicar, é uma coisa singular. Nós fomos mudando ao mesmo tempo, crescendo, envelhecendo ao mesmo tempo. Isso tudo foi nos tornando, além de tudo, parceiros, muito amigos, confidentes. Não sei como é com as outras pessoas. Mas eu sei como é comigo e com ela."

Tarcísio Meira e Glória Menezes no "Programa do Jô" - Zé Paulo Cardeal/Divulgação - Zé Paulo Cardeal/Divulgação
Tarcísio e Glória: sentir é bem melhor
Imagem: Zé Paulo Cardeal/Divulgação

No fim, para que explicar, quando dá para sentir?

E sentir, segundo Glória, sempre foi muito melhor.

"É tão gostoso eu sentir o amor do Tarcísio! Segurar a mão, passar a mão no cabelo dele. É difícil de as pessoas entenderem, talvez. O amor acaba sendo uma coisa de carne, de tocar, sentir, olhar. É uma coisa que eu sinto."

E completa: "No cotidiano, quando a gente está junto, é tão bom!".

Eu agradeço tanto a Deus por ter encontrado o Tarcísio, ele foi o grande amor da minha vida. Eu fui uma privilegiada neste mundo por ter encontrado, vivido, dormido com o grande amor da minha vida. Agradeço a Deus a vida que estou tendo ainda. Porque não acabou.