Topo

Baby do Brasil diz que está pronta para voltar aos palcos, mas sem vacina

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/08/2021 15h13Atualizada em 13/08/2021 20h25

Baby do Brasil conversou com Zeca Camargo no "Splash Entrevista" desta semana. A cantora falou como se recolheu e se isolou na pandemia e explicou os motivos de ainda não ter tomado a vacina da covid-19, mesmo com 69 anos —faixa etária que já pode se vacinar. Toda quarta, Zeca coloca o papo em dia com um convidado especial, no Canal UOL. Lázaro Ramos, Adriane Galisteu e outros nomes já passaram por aqui.

Captando informações

Enquanto Baby falava da volta dos shows presenciais, Zeca Camargo, que já tomou a primeira dose da vacina da covid-19, quis saber se sua convidada também já havia tomado.

Ainda não! Eu estou pegando, no mundo inteiro, todas as pesquisas sobre tudo que estou colocando dentro do meu corpo [...] Eu vou fazer 70 anos, no ano que vem, com o corpinho de 20. Tenho todo o direito de decidir se quero colocar essa zorra dentro de mim ou não. - Baby do Brasil

Ela contou que seus filhos já tomaram a vacina e que ela achou ótimo. "Não tenho nada, a princípio, contra. Eu só quero entender o que estou botando dentro de mim", disse.

Vacinação aponta para queda de mortes por covid-19

Queda na média geral de mortes por covid-19, desaceleração nas internações, diminuição de óbitos entre os idosos. Depois que iniciou, o resultado da vacinação já mostra indícios de que está fazendo efeito na melhoria dos indicadores no Brasil, apesar de os índices gerais da pandemia seguirem em patamares ainda altos.

bab - Splash Entrevista / UOL - Splash Entrevista / UOL
Splash Entrevista: Baby do Brasil reflete sobre momento vivido pelo mundo
Imagem: Splash Entrevista / UOL

Eu vi o Agnaldo Timóteo falecer, Pepeu tomou e apavorou quando Agnaldo faleceu. A gente fica apavorado de querer entender, com muito carinho, qual é nossa medicação, mas nada contra. Vacina sempre é muito bem-vinda. - Baby do Brasil

O adeus a Agnaldo Timóteo

O cantor e político Agnaldo Timóteo morreu em abril, por complicações da covid-19, aos 84 anos. O cantor havia tomado a segunda dose da vacina contra a doença dois dias antes de ser internado.

Os cuidados precisam continuar. Segundo especialistas, a vacina não é um passe-livre para as pessoas deixarem de usar as máscaras, fazerem aglomerações e relaxarem nos cuidados. Os imunizantes, de acordo com suas eficácias, reduzem as chances do adoecimento e, com isso, diminuem a transmissão da doença.

Segurança

Zeca Camargo questionou se Baby ainda não tinha informações suficientes sobre a vacina. Já que diariamente o assunto é compartilhado na mídia, inclusive a queda de casos e de morte, após o início da vacinação.

Eu tenho péssimas informações, mas eu não me influencio pela péssima ou pela boa, eu só quero sentir e dizer se vou ou não. No momento até agora eu não senti. - Baby do Brasil

Vacina sim!

Com mais de 560 mil mortes no Brasil, a imunização da covid-19 é cada vez mais urgente. Em todo o mundo, diversas vacinas estão sendo desenvolvidas e testadas em todas as fases, antes da homologação pelas autoridades, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde). Mesmo assim, algumas pessoas desconfiam da segurança dos imunizantes. Sabendo disso, separamos 5 motivos para você confiar nas vacinas.

  • As vacina são seguras;
  • As vacinas são eficazes;
  • As vacinas reduzem as chances do surgimento de novas mutações;
  • As vacinas são fundamentais para o controle do covid-19;
  • Não é apenas uma escolha individual, o futuro da humanidade depende disso.

Resistência nem espiritual, nem política

Na conversa, Baby frisou que sua resistência não é política nem espiritual. A cantora reforçou o seu direito de escolha: "Temos que ter o direito de sentir. Exemplo, se você está cismado com uma coisa, você não vai fazer. A cisma é um sinal", explicou.

Baby finalizou contando que tem um grupo no celular com todas as informações mundiais para estudar. E que o retorno aos shows será cumprindo os protocolos de segurança e com sua equipe já vacinada.

Vacina aplicada em mais de 70% da população adulta

Na última sexta-feira, o Brasil alcançou a marca de 70% de sua população adulta vacinada com a primeira dose contra a covid-19. De acordo com boletim divulgado pelo consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, 70,54% dos brasileiros, acima de 18 anos, estão parcialmente imunizados contra a doença. Levando-se em consideração a população total do país, 53,6% dos brasileiros receberam a primeira dose da vacina. No total, a dose inicial de imunizante foi aplicada em 113.503.627 pessoas.

Quanto a segunda dose, já são 49.019.161 pessoas que concluíram o ciclo vacinal até o momento, o equivalente a 23,15% do total da população do país.

Atualmente, o Brasil conta com quatro vacinas no combate à covid-19. Os laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech recomendam a aplicação de duas doses de seus imunizantes. Já a fabricante da Janssen indica a necessidade de somente uma dose. É importante ficar atento ao calendário regional, para não

"Splash Entrevista"

Toda quarta-feira, Zeca Camargo recebe convidados pra lá de especiais, em conversas divertidas sobre o dia a dia, trajetória e novos projetos. Faltando pouco para a estreia, Adriane Galisteu falou pela primeira vez sobre a expectativa para apresentar "A Fazenda 13" e do sucesso do "Power Couple".