Topo

De briga com a mãe a ameaça de morte, Tarantino acumula polêmicas e tretas

Quentin Tarantino no Globo de Ouro - Mario Anzuoni/Reuters
Quentin Tarantino no Globo de Ouro Imagem: Mario Anzuoni/Reuters

Laysa Zanetti

De Splash, em São Paulo

09/08/2021 13h41

Quentin Tarantino é desses diretores que sempre dão o que falar. O cineasta, cuja carreira é marcada por longas sangrentos e, como ele mesmo afirma, "difíceis de se assistir", acumula prêmios, passagens marcantes para o cinema e muitas, muitas polêmicas.

Do retrato de Bruce Lee em "Era uma Vez em... Hollywood" (2019) ao desentendimento de adolescência com a mãe, o realizador não teme ao falar sobre as confusões que giram em torno de sua carreira. E elas vêm de longa data.

"Lunático"

Lawrence Tierney em "Cães de Aluguel" - Reprodução - Reprodução
Lawrence Tierney em "Cães de Aluguel"
Imagem: Reprodução

Quando Tarantino lançou "Cães de Aluguel" (1992), o filme se tornou um clássico do cinema independente, apesar do teor de violência que afastou parte do público. E parte dessa agressividade estava também no set de produção.

Isso porque Tarantino teve um desentendimento com o ator Lawrence Tierney, que interpretava o gângster Joe Cabot.

Com um histórico de brigas de bar desde a década de 1940, o ator tinha um temperamento agressivo, que colidiu com o do cineasta.

Tierney era um completo lunático, que precisava ser sedado. Decidimos filmar as cenas dele primeiro. Ele era desafiador para toda a produção.

Tarantino em entrevista ao jornal The Guardian

As dificuldades foram tantas que Tarantino e Tierney caíram no soco, e o ator foi demitido. "Toda a equipe aplaudiu", revela.

Ameaça de morte

O apresentador David Letterman - Grace Hollars/Indianapolis Star - Grace Hollars/Indianapolis Star
O apresentador David Letterman
Imagem: Grace Hollars/Indianapolis Star

Uma vez, Tarantino ameaçou David Letterman de morte.

Segundo o apresentador, a confusão começou quando ele fez uma piada sobre uma convidada de seu programa estar namorando o cineasta.

Eu estava pensando que a ideia é que Quentin Tarantino é esse nerd de locadora. Ele se descrevia assim. Então, eu brinco sobre essa gloriosa estrela de cinema estar namorando um cara assim.

Dois dias depois, um Tarantino furioso ligou para o apresentador. Aos gritos, ele ameaçou bater em Letterman até a morte, e simplesmente não se acalmava ou diminuía o tom.

O encontro entre os dois só aconteceu anos depois, com Tarantino como convidado de Letterman para promover "Bastardos Inglórios" (2009). Tarantino acabou pedindo desculpas antes do encontro no ar, instruído por seu agente.

Quase lá

Durante o Festival de Sundance de 2008, Tarantino se irritou com um fotógrafo quando saía de uma cafeteria. Por sorte, ele conseguiu segurar os ânimos.

O vídeo mostra Tarantino saindo de uma loja da Starbucks, quando o fotógrafo começa a registrar imagens. O diretor, contrariado, pergunta o que ele está fazendo e dá um tapa, para afastá-lo.

No entanto, o fotógrafo retorna e começa a provocar o cineasta para que o agrida novamente. Tarantino, bastante irritado, não cai nas provocações e sai andando.

Assista ao vídeo:

Amizade controversa

Quentin Tarantino e Harvey Weinstein, em 2009 - Kevin Winter/Getty Images - Kevin Winter/Getty Images
Quentin Tarantino e Harvey Weinstein, em 2009, na estreia de "Bastardos Inglórios"
Imagem: Kevin Winter/Getty Images

O ex-produtor Harvey Weinstein, sentenciado a 23 anos de prisão, foi o responsável por grande parte dos filmes de Tarantino.

A ligação entre os dois chegou a causar estranheza em Hollywood quando os crimes de Weinstein foram denunciados publicamente. Tarantino já afirmou mais de uma vez que, em certos níveis, os atos não eram um completo segredo na indústria.

Em entrevista ao podcast "Joe Rogan Experience", Tarantino demonstrou tristeza e afirmou que considerava o produtor um tipo de "figura paterna distorcida".

Eu não sabia sobre estupros ou nada parecido. Mas eu sabia que ele era... eu imaginava aquela situação do chefe perseguindo a secretária ao redor da mesa, avançando de forma indesejada. Gostaria de ter me sentado com ele e dito: 'Harvey, você não pode fazer isso, você vai estragar tudo'. Acho que ninguém fez isso.

A saga de Shannon Lee

Shannon Lee, filha de Bruce Lee - Jeweç Samad/AFP via Getty Images - Jeweç Samad/AFP via Getty Images
Shannon Lee, filha de Bruce Lee
Imagem: Jeweç Samad/AFP via Getty Images

Tarantino arrumou problema com a filha de Bruce Lee, Shannon Lee, quando resolveu retratar o ícone das artes marciais como uma figura arrogante em "Era uma Vez em... Hollywood".

A confusão se desdobrou, com Shannon declarando publicamente mais de uma vez que estava descontente com as atitudes de Tarantino e que a forma como seu pai foi abordada no filme era "pouco fiel e desnecessária". O cineasta chegou a declarar ao podcast de Joe Rogan que entende a posição de Shannon —afinal, é o pai dela. No entanto, ele completou:

"Qualquer outra pessoa, vá chupar um p**!"

Guardando rancor

Ainda adolescente, Tarantino prometeu nunca compartilhar um centavo do que ganhasse fazendo filmes com a sua mãe.

O cineasta contou no podcast "The Moment" que arrumou problemas na escola quando começou a escrever roteiros. Isso era considerado um "ato de rebeldia" por seus professores, porque ele deixava de entregas as tarefas de casa.

Quentin ficou tão irritado com o fato de sua mãe não ficar do seu lado que prometeu: "Quando eu me tornar um escritor de sucesso, você nunca vai ver um centavo do meu sucesso. Não vai haver uma casa pra você, ou férias, ou um Cadillac do Elvis. Nada."

Se ele cumpriu a promessa?

"Eu a ajudei com o Imposto de Renda, mas não teve casa, nem Cadillac."