Topo

Séries e filmes de 'true crime' que vão te fazer perder o sono

Imagens da série O Caso Evandro; veja melhores séries e filmes baseados em crimes reais - Globoplay / Montagem: Pedro Antunes
Imagens da série O Caso Evandro; veja melhores séries e filmes baseados em crimes reais Imagem: Globoplay / Montagem: Pedro Antunes

Laysa Zanetti

De Splash, em São Paulo

07/08/2021 04h00

O que torna os documentários, tantos filmes e séries, sobre crimes reais produções tão fascinantes?

Talvez seja a curiosidade que estas histórias despertam no público ou o fato de, algumas vezes, elas revelarem informações inéditas sobre casos considerados encerrados, o fato é que cada vez mais são lançadas produções que usam do "true crime" como meio para refletir sobre temas de grande alcance social.

Este sucesso elevou o volume de filmes e séries baseados em casos criminais chegando às plataformas de streaming.

Listamos a seguir 15 séries e filmes de "true crime" que valem o seu tempo e sua atenção.

"O Caso Evandro"

Onde assistir: Globoplay.

Um podcast de sucesso transformado em um documentário também de sucesso, "O Caso Evandro" é baseado nas pesquisas de Ivan Mizanzuk sobre o desaparecimento do menino Evandro Ramos Caetano, no interior do Paraná, em 1992. O caso ficou conhecido na mídia como "As Bruxas de Guaratuba", e o revisionismo deu luz a novas pistas que transformaram a visão pública sobre o caso.

"Eu terei sumido na escuridão"

Onde assistir: HBO Max.

Michelle McNamara, em 'I'll be Gone in the Dark' - HBO/Divulgação - HBO/Divulgação
Michelle McNamara, em 'I'll be Gone in the Dark'
Imagem: HBO/Divulgação

A série é a adaptação do livro homônimo de Michelle McNamara. Obcecada por crimes reais, ela mergulhou numa investigação sobre a identidade do Assassino de Golden State, que aterrorizou a costa da Califórnia entre as décadas de 1970 e 1980. Logo, sua dedicação ao caso começou a afetar sua vida e sua relação com a família. Os episódios narram a busca pelo assassino, a jornada das sobreviventes e a relação de Michelle com a filha e o marido, o ator Patton Oswalt.

"Mamãe morta e querida"

Onde assistir: HBO Max.

O caso de Dee Dee e Gipsy Rose Blanchard, mãe e filha que tinham uma relação exemplar de amor e amizade. Dee Dee fazia de tudo por Gipsy, já que a garota tinha uma série de problemas de saúde e precisava de cuidados constantes. Tudo muda quando Gipsy descobre que todas as suas doenças foram inventadas pela mãe, e arma um plano junto ao namorado para assassiná-la e fugir.

"Night Stalker: Tortura e Terror"

Onde assistir: Netflix.

No verão de 1985, uma série de crimes aparentemente sem conexão assombram Los Angeles. Dois detetives, então, se unem em busca do assassino e estuprador que ficou conhecido como Night Stalker, o Perseguidor Noturno.

"O Caso Gabriel Fernandez"

Onde assistir: Netflix.

Em 2013, o pequeno Gabriel Fernandez, de 8 anos, morreu após ser vítima de uma série de agressões e abusos cometidos pela mãe e pelo padrasto. A tragédia deu forças para um movimento em busca de justiça por Gabriel, e o documentário acompanha o julgamento, as investigações e a própria omissão do sistema público na proteção da criança.

"Don't F**k with Cats: Uma Caçada Online"

Onde assistir: Netflix.

Tudo começa quando alguém publica um vídeo matando dois gatinhos. A web, enfurecida, se transforma numa agência de investigação em busca da identidade do sujeito. Logo, a coisa toma outras proporções quando cada clique incentiva o agressor a publicar vídeos mais perturbadores, chegando até uma vítima humana. O documentário analisa a busca pela fama e o poder (muitas vezes, nocivo) das massas virtuais.

"Elize Matsunaga: Era uma vez um crime"

Onde assistir: Netflix.

Elize Matsunaga - Divulgação/Netflix - Divulgação/Netflix
Elize Matsunaga
Imagem: Divulgação/Netflix

Em 2012, Elize Matsunaga matou e esquartejou o marido, num crime que chocou o Brasil. Nove anos depois, ela quebra o silêncio e conversa com a imprensa pela primeira vez neste documentário que conta detalhes da investigação, da cobertura jornalística e traz depoimentos de amigos, colegas e familiares de Elize.

"O Desaparecimento de Madeleine McCann"

Onde assistir: Netflix.

Pôster sobre o desaparecimento de Madeleine McCann - Getty Images - Getty Images
Pôster sobre o desaparecimento de Madeleine McCann
Imagem: Getty Images

Uma história que repercutiu no mundo todo, o desaparecimento da pequena Madeleine McCann aconteceu em 2007, quando a criança passava férias com a família em um resort no sul de Portugal. O documentário traz detalhes sobre o sumiço de Madeleine e da investigação, que segue sem uma resposta concreta.

"Em Nome de Deus"

Onde assistir: Globoplay.

João de Deus - MOV/UOL - MOV/UOL
O ex-líder espiritual João de Deus
Imagem: MOV/UOL

Conhecido como João de Deus, o ex-líder espiritual João Teixeira de Faria foi denunciado em 2018 por abuso sexual por mais de 300 mulheres que haviam buscado seu auxílio. O documentário acompanha a investigação realizada durante de 18 meses e responsável por revelar os crimes, sua rede de proteção e sua eventual condenação.

"Lorena"

Onde assistir: Prime Video.

Em junho de 1993, Lorena Bobbitt cortou o pênis do marido, John Bobbitt, enquanto ele dormia. Neste documentário, produzido por Jordan Peele, o caso que na época virou piada é revisitado, dando luz aos abusos sofridos por Lorena, que a levaram a comete o ato.

"Ted Bundy: Apaixonada por um Assassino"

Onde assistir: Prime Video.

Psicólogos e sociólogos dizem que a fascinação com Ted Bundy se explica em parte por sua boa aparência e carisma  - Getty Images - Getty Images
Psicólogos e sociólogos dizem que a fascinação com Ted Bundy se explica em parte por sua boa aparência e carisma
Imagem: Getty Images

A então namorada de Ted Bundy, Elizabeth Kendall, e sua filha Molly falam sobre os crimes cometidos por ele, a relação familiar que mantinham e os sinais de problema que enxergaram no assassino. Os episódios analisam a história de Bundy a partir de uma perspectiva feminina inédita.

"Os Cinco do Central Park"

Onde assistir: Globoplay.

Em abril de 1989, uma mulher de 28 anos foi assaltada e estuprada enquanto corria no Central Park, em Nova York. Cinco jovens negros ou latinos do Harlem, um tradicional bairro de ascendência afro de Manhattan, foram acusados e condenados pelo crime que não cometeram. A repercussão do caso, sobretudo após a absolvição dos rapazes, abre uma discussão sobre o sistema criminal estadunidense e o racismo estrutural.

"A 13ª Emenda"

Onde assistir: Netflix.

O filme de Ava DuVernay, indicado ao Oscar de melhor documentário em 2017, conta o que é a 13ª Emenda à Constituição dos Estados Unidos e ilustra como ela se relaciona com a explosão do sistema prisional e a criminalização da população negra.

"Jeffrey Epstein: Poder & Perversão"

Onde assistir: Netflix.

O documentário revela as manipulações e o abuso cometidos pelo financista Jeffrey Epstein, bilionário condenado por abuso sexual e tráfico de menores. As histórias expõem uma rede de poderosos facilitadores e a eventual prisão de Epstein, que foi encontrado morto em uma cela em agosto de 2019.

"The Jinx"

Onde assistir: HBO Max.

A minissérie trata sobre o empresário Robert Durst e a investigação dos assassinatos de sua esposa, em 1982, da escritora Susan Berman, em 2000, e de um dos vizinhos dele, em 2001. O material reúne imagens de arquivo e depoimentos para analisar a ligação de Durst com os crimes e fez a polícia de Los Angeles reabrir as investigações em 2015.

"Sobrevivi a R. Kelly"

Onde assistir: Netflix.

R. Kelly deixa a prisão após depositar 10% de sua fiança fixada em US$ 1 milhão por dez acusações de abuso sexual - Scott Olson/Getty Images - Scott Olson/Getty Images
R. Kelly deixa a prisão após depositar 10% de sua fiança fixada em US$ 1 milhão por dez acusações de abuso sexual
Imagem: Scott Olson/Getty Images

A série documental traz os relatos das mulheres que sobreviveram aos abusos e assédios cometidos pelo músico R. Kelly. Os depoimentos colocam sob os holofotes o status e o poder do artista e como ele usou sua fama para esconder os atos.