Topo

Como Hélio de la Peña deixou a engenharia para criar o 'Casseta & Planeta'

Colaboração para Splash, em São Paulo

05/08/2021 04h00

Da faculdade de Engenharia no Rio de Janeiro para as telas da TV Globo, Hélio de la Peña ganhou fama nacional ao ser um dos protagonistas do lendário programa "Casseta & Planeta". O humorista e roteirista vai contar curiosidades e detalhes da carreira no "OtaLab" no UOL de hoje. Para entrar no clima, Splash relembra agora como tudo começou. Vem com a gente!

Hélio de la Peña - Renato Rocha Miranda/TV Globo - Renato Rocha Miranda/TV Globo
Hélio de la Peña
Imagem: Renato Rocha Miranda/TV Globo

Faculdade de engenharia

De origem humilde, Hélio de la Peña decidiu fazer faculdade de Engenharia a pedido da família. Seu pai trabalhava em um escritório na companhia Docas de Santos, no Rio de Janeiro, e a mãe era professora primária. Os dois sonhavam com um futuro promissor para o filho, que aceitou a sugestão pensando que poderia ganhar bem ao se formar como engenheiro.

Hélio de la Peña - Foto Rio News - Foto Rio News
Hélio de la Peña
Imagem: Foto Rio News

Criação do 'Casseta Popular'

Sem imaginar que a Engenharia mudaria completamente os rumos de sua vida pessoal e profissional, Hélio conheceu Beto Silva e Marcelo Madureira na faculdade. O trio decidiu tratar com humor a política brasileira na época e criou o "Casseta Popular", um jornal estudantil distribuído aos colegas de curso que acabou ficando conhecido em toda a Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Marcelo Madureira - Avener Prado/Folhapress - Avener Prado/Folhapress
Marcelo Madureira
Imagem: Avener Prado/Folhapress

Vendendo jornal na praia

Bussunda e Cláudio Manoel se juntaram ao trio logo em seguida e contribuíram ainda mais para a divulgação do conteúdo, que caiu nas graças do público. O tabloide, que a princípio era vendido na praia, depois se transformou em uma revista.

'Casseta & Planeta'

Hubert e Reinaldo, que tinham criado outro jornal com as mesmas diretrizes do "Casseta Popular", intitulado "O Planeta Diário", se davam tão bem com o já então quinteto, que decidiram se unir em uma só causa. Foram convidados para fazer um show juntos no Rio de Janeiro, e assim surgiu o "Casseta & Planeta".

Sucesso na TV

O final desta história vocês já sabem: o programa saiu dos jornais para ir ao ar na TV Globo entre os anos de 1992 a 2010.

Marcelo Madureira, Cláudio Manoel, Hubert, Bussunda, Beto Silva e Helio de La Peña, o elenco de "Casseta & Planeta" - Marizilda Cruppe/Agência O Globo - Marizilda Cruppe/Agência O Globo
Marcelo Madureira, Cláudio Manoel, Hubert, Bussunda, Beto Silva e Helio de La Peña, o elenco de "Casseta & Planeta"
Imagem: Marizilda Cruppe/Agência O Globo

Quer saber mais?

Não perca!

O "OtaLab" tem transmissão ao vivo, a partir das 19h (de Brasília), pelos canais do UOL no YouTube, Twitter e Facebook.

Você pode assistir a toda a programação do Canal UOL aqui.