Topo

'Duna': os personagens de um dos dramas mais complexos da ficção

Timothée Chalamet (Paul) e Rebecca Ferguson (Lady Jessica) em "Duna" - Chia Bella James/Divulgação
Timothée Chalamet (Paul) e Rebecca Ferguson (Lady Jessica) em "Duna" Imagem: Chia Bella James/Divulgação

Laysa Zanetti

De Splash, em São Paulo

22/07/2021 16h22

Timothée Chalamet, Zendaya, Josh Brolin, Jason Momoa, Oscar Isaac, Dave Bautista, Javier Bardem, Rebecca Ferguson... ufa, que elenco! A nova adaptação de "Duna", de Denis Villeneuve, está alimentando altas expectativas desde os primeiros anúncios. Mas por que essa história é tão aguardada?

O filme tem lançamento previsto para 22 de outubro, no Brasil, e o trailer lançado nesta quinta-feira (22) deixou os fãs animados.

Mas se você está perdido tentando entender quem são todos esses personagens, não se preocupe. Splash está aqui para te ajudar.

"Duna" é um romance de Frank Herbert lançado em 1965. Considerado um livro de ficção científica mega influente, é o mais vendido do mundo no gênero. Mas seu histórico de adaptações é também um histórico de fracassos, dada a dificuldade para traduzir a trama para outros meios.

A história é ambientada no futuro distante mas pouco tecnológico, em uma espécie de sociedade feudal interestelar. Neste mundo, famílias nobres controlam os feudos, e o personagem principal é Paul Atreides, um jovem do planeta Caladan cuja família assume a administração do planeta Arrakis.

Embora Arrakis seja um planeta basicamente deserto (daí "Duna"), ele é a única fonte de uma especiaria que aprimora as habilidades mentais e é necessária para viagens espaciais intergalácticas, a melange. Por isso, o controle do planeta está sob ameaça.

A história se aprofunda nas consequências políticas, tecnológicas, humanas e ecológicas desta disputa. Herbert se inspirou na mitologia grega para criar o seu grandioso universo, e um dos grandes temas de "Duna", segundo ele, é:

Tenham cuidado com heróis.

(Frank Herbert, em 1979)

Justamente por isso, a história segue tão atual. Mas vamos à pergunta que não quer calar:

Quem é quem nisso tudo?

Zendaya (Chani) e Timothée Chalamet (Paul) em "Duna" - Warner Bros./Divulgação - Warner Bros./Divulgação
Zendaya (Chani) e Timothée Chalamet (Paul) em "Duna"
Imagem: Warner Bros./Divulgação

Timothée Chalamet é Paul Atreides. Ele é o herdeiro de Arrakis, filho do duque Leto Atreides (Oscar Isaac) e de Lady Jessica (Rebecca Ferguson). Sua mãe faz parte de um grupo chamado Bene Gesserit, uma poderosa irmandade religiosa e política dedicada ao aprimoramento físico e mental de quem faz parte.

Um ponto importante é que Paul é fruto de um amor proibido, e sua mãe deu a ele os treinamentos das Bene Gesserit.

Seu pai é Oscar Isaac, o duque Leto. Ele vai para Arrakis quando recebe o controle do planeta pelas mãos do imperador, e logo fica conhecido por seu carisma e pelo senso de justiça sob o qual lidera.

Mas quem exatamente é Lady Jessica? Ela se muda para Arrakis quando a Casa Atreides recebe o controle de Duna. Por ser uma das Bene Gesserit, ela é muito influente, e sua participação na trama é primordial. Quando os Atreides descobrem que são alvo de um plano arquitetado pelo imperador junto à Casa Harkonnen, ela se une ao filho para fazer cumprir a profecia que paira sobre ele.

Rebecca Ferguson (Lady Jessica) e Oscar Isaac (Duque Leto) em "Duna" - Warner Bros./Divulgação - Warner Bros./Divulgação
Rebecca Ferguson e Oscar Isaac em "Duna"
Imagem: Warner Bros./Divulgação

Antes de se mudar para Arrakis, Paul tem sonhos messiânicos com Chani, personagem de Zendaya. Ela faz parte dos Fremen, uma tribo humana do planeta. Grande parte da identidade cultural dos Fremen gira em torno da luta por sobrevivência, sobretudo na geografia brutal de Duna. Chani se torna uma espécie de guia para Paul, e os dois se apaixonam.

Temos também os mentores de Paul.

Josh Brolin é Gurney Halleck, mestre de armas descrito como um guerreiro impiedoso, porém romântico, nobre e talentoso. Já Jason Momoa é Duncan Idaho, mestre das espadas que se torna uma figura respeitada pelos Fremen por sua destreza.

Outro personagem importante é Stilgar, vivido por Javier Bardem. Ele é o líder de uma das tribos Fremen, se torna amigo de Duncan Idaho e cria um forte laço de proteção com Paul.

Por fim, Dave Bautista interpreta Glossu Rabban Harkonnen. Ele é o sobrinho mais velho do barão Harkonnen (Stellan Skarsgård), e serve como espécie de antagonista na história, já que sua família e a família de Paul estão de lados opostos.

Javier Bardem como Stilgar em "Duna" - Warner Bros./Divulgação - Warner Bros./Divulgação
Javier Bardem como Stilgar em "Duna"
Imagem: Warner Bros./Divulgação

Além do filme, a HBO Max prepara uma série derivada, "Dune: The Sisterhood" que será lançada após o longa, mas se passa antes dele. A atração promete acompanhar a história do ponto de vista das Bene Gesserit e explicar como elas são influentes na política. Villeneuve está cotado para dirigir o primeiro episódio, mas a produção será de Diane Ademu-John ("A Maldição da Mansão Bly").