Topo

Criadora sobre falta de diversidade em 'Friends': 'Produto de seu tempo'

Elenco de "Friends" - Reprodução/HBO Max
Elenco de "Friends" Imagem: Reprodução/HBO Max

Colaboração para o UOL

19/07/2021 15h53

Marta Kauffman, uma das criadoras de "Friends", sitcom que marcou época na TV nos Estados Unidos, explicou o porquê da falta de diversidade no elenco principal da série, composto apenas por atores brancos.

Em entrevista ao especial "The History of the Sitcom", que foi ao ar na noite de ontem na CNN, Marta justificou a falta de diversidade à época em que a trama foi ao ar. Para a roteirista, "Friends" é um "produto de seu tempo" e por esse motivo peca no quesito pluralidade.

"[O elenco composto apenas por pessoas brancas] foi, de certa forma, um produto de seu tempo, e também da minha própria ignorância. Naquela época, havia séries negras e séries brancas. Não me lembro de muitas séries que eram interraciais", declarou.

Por fim, Marta Kauffman demonstrou arrependimento por não ter deixado a sitcom mais diversa e justifica dizendo que "escrevia apenas sobre o que conhecia".

Com 10 temporadas exibidas entre 1994 e 2004, "Friends" tinha como protagonistas Jennifer Aniston, Courtney Cox, Matthew Perry, David Schwimmer, Lisa Kudrow e Matt LeBlanc.

Recentemente, a trama ganhou um episódio especial de reunião com os protagonistas, que foi ao ar em maio nos Estados Unidos.