Topo

Funk ganha destaque no Grammy Latino e Anitta é celebrada: 'Você venceu'

Anitta em Girl From Rio - Reprodução Instagram
Anitta em Girl From Rio Imagem: Reprodução Instagram

De Splash, em São Paulo

18/07/2021 17h59

Uma mudança nas definições de categorias do Grammy Latino deixou os brasileiros bem empolgados. A Academia Latina da Gravação atualizou o que entende por música urbana para a edição de 2021 do prêmio, incluindo pela primeira vez o funk brasileiro entre os gêneros que compõem o conceito.

Agora, as três categorias que giram em torno de música urbana (melhor fusão/interpretação urbana, melhor álbum de música urbana e melhor canção urbana) têm o funk especificamente listado como um dos ritmos que devem ser observados pelos votantes.

O site da premiação explica que entende por "fusão/interpretação urbana" o seguinte:

São gravações, vocais (apenas singles ou faixas) que foram gravadas por artistas solo, duetos ou grupos (individuais ou em colaboração) apresentando uma gravação de caráter urbano (incluindo subgêneros como rap, reggaeton, hip hop, R&B, funk brasileiro, trap, dancehall etc).

Com a novidade, analistas e entusiastas esperam que artistas nacionais ganhem mais destaque no maior prêmio da música da América Latina. Enquanto isso, muitos creditam Anitta como aquela que abriu as portas para que o ritmo ganhasse tal reconhecimento.

A cantora ganhou sua primeira indicação ao Grammy Latino em 2014, na categoria de melhor canção brasileira, com "Zen". Em 2016 e em 2018, foi indicada em "melhor fusão/interpretação urbana", primeiro com "Pra Todas Elas" e depois com "Sua Cara". Ao todo, Anitta já recebeu seis indicações ao Grammy Latino.

Além de Anitta, outros artistas locais ou internacionais têm assumido a missão de globalizar o gênero. No ano passado, a própria Cardi B subiu ao palco do Grammy Awards (o estadunidense!) com um sample de Pedro Sampaio do hit "WAP".

No Twitter, o termo "Você venceu, Anitta" ficou em destaque entre os assuntos mais comentados, com muitos fãs lembrando declarações da artista prometendo fazer o funk carioca ser respeitado em todo o país.

A cerimônia de premiação do Grammy Latino 2021 acontece no dia 18 de novembro, em Las Vegas. O anúncio dos indicados será feito em 28 de setembro.