Topo

Festival de Cannes premia o intenso 'Titane' com Palma de Ouro, veja lista

"Titane", de Julia Ducournau - Reprodução
"Titane", de Julia Ducournau Imagem: Reprodução

De Splash, em São Paulo

17/07/2021 16h16

Após Spike Lee furar a largada e revelar o vencedor da Palma de Ouro no início da cerimônia de encerramento do Festival de Cannes, a ordem dos anúncios seguiu o esperado. Além de "Titane", foi premiado também o diretor Leos Carax, pelo polêmico "Annette", e sobrou espaço até mesmo para alguns empates.

O Grand Prix, segundo prêmio mais importante de Cannes, foi dividido entre "A Hero", do diretor Asghar Farhadi ("A Separação", "O Apartamento"), e "Compartment No. 6", do finlandês Juho Kuosmanen.

Além disso, os prêmios de atuação foram para o ator norte-americano Caleb Landry Jones, por "Nitram", e para a atriz norueguesa Renate Reinsve, por sua atuação bastante elogiada em "The Worst Person in the World".

O diretor Leos Carax é o responsável pelo trágico musical "Annette", estrelado por Adam Driver e Marion Cotillard. O filme traz a história de um casal de celebridades cujas carreiras entram em conflito direto com o relacionamento.

Realizado entre os dias 6 e 17 de julho, o 74º Festival de Cannes marca o retorno do evento após o cancelamento da edição no ano passado, em virtude da pandemia do coronavírus. Spike Lee havia sido escolhido em 2019 para ser o presidente do júri em 2020, e acabou cumprindo o papel somente este ano.

Veja a lista dos premiados:

Palma de Ouro: "Titane"

Grand Prix: "A Hero" e "Compartment No. 6"

Melhor diretor: Leos Carax, "Annette"

Melhor ator: Caleb Landry Jones, "Nitram"

Melhor atriz: Renate Reinsve, "The Worst Person in the World"

Prêmio do Júri: "Ahed's Knee", de Nadav Lapid, e "Memoria", de Apichatpong Weerasethakul

Melhor roteiro: Ryûsuke Hamaguchi, por "Drive My Car"

Camera d'Or [melhor primeiro filme]: "Murina", de Antoneta Alamat Kusijanović

Queer Palm: "The Divide", de Catherine Corsini