Topo

Dudu Nobre relembra início da carreira com Zeca Pagodinho: 'O topo'

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/07/2021 04h00

Dudu Nobre é o convidado da semana do "Sai da Caixa", com Tiago Abravanel. Música e alegria não faltaram nesse encontro cheio de revelações. O convidado começou falando de relacionamento e relembrou o início da sua transição de músico para cantor. Toda quarta-feira, às 11h, Abravanel recebe convidados especiais para cantar músicas fora de seus repertórios tradicionais e para colocar a conversa em dia, no Canal UOL. Supla, Péricles e Wanessa ainda passarão por aqui.

r - Reinaldo Canato/UOL - Reinaldo Canato/UOL
Tiago Abravanel recebe Dudu Nobre no 'Sai da Caixa'
Imagem: Reinaldo Canato/UOL

No topo com Zeca Pagodinho

Nascido e criado no berço do samba, Dudu Nobre se envolveu com a música desde muito cedo. Ainda moleque, por volta dos seus 5, 6 anos, ele já 'esbarrava' com Zeca Pagodinho nas casas de samba que sua mãe tinha e aos 19 surgiu a oportunidade de entrar na banda.

Para o músico de samba, na época era o topo do que é ser músico. Naquela época o topo era tocar com o Zeca Pagodinho, Martinho da Vila ou Beth Carvalho. Dudu Nobre

Dudu contou que por estar envolvido nos bastidores, as pessoas sempre pediam para ele mandar sugestões de música, nascendo assim o seu lado compositor. A partir daí, ele não parou mais.

"Quem é Dudu Nobre?"

Dudu recordou uma participação com a banda de Zeca Pagodinho no "Domingão do Faustão". De acordo com ele, rolou uma grande roda de samba no dominical com Zeca, Beth Carvalho, Martinho da Vila e Fundo de Quintal.

Ele lembrou que o Fausto, com toda sua generosidade com os compositores, leu o nome de cada um na apresentação dos convidados. Neste dia, todas as músicas cantadas tinham sua participação na composição.

Quando chegou o Zeca e falou meu nome [na composição], o Faustão perguntou: "Mas quem é Dudu Nobre?" O Zeca me apontou e o Faustão me deu os parabéns. Dudu Nobre

x - Reinaldo Canato/UOL - Reinaldo Canato/UOL
Dudu Nobre se apresenta no programa 'Sai da Caixa', com Tiago Abravanel
Imagem: Reinaldo Canato/UOL

O adeus ao Zeca Pagodinho

Daí em diante, o músico deu espaço ao compositor e cantor. Dudu Nobre relembrou que sua primeira vez na TV foi no programa da Xuxa, e brincou que foi uma loucura, já que em uma semana ele era músico do Zeca e na outra já estava se apresentando sozinho. Com a nova agenda de trabalhos, Dudu Nobre precisou deixar a banda do Zeca.

Cheguei pro Zeca e falei: 'Vou ter que ir embora'. Aí ele: 'Vai que a tua missão é essa'. Dudu Nobre.

Padrinho e ídolo

Mesmo fora da banda, o caminho dos dois grandes nomes do samba brasileiro continua se cruzando.

Muita gente acha que essa coisa do apadrinhamento no samba é muito do cara te pegar pelo braço. Ele nunca me pegou pelo braço para levar para lugar nenhum. Ele sempre deu as direções. E eu procurei fazer muito para poder ter esse privilégio. Dudu Nobre

Dudu Nobre não mediu esforços para falar de Zeca, um dos seus grandes ídolos, e disse com orgulho do privilégio que tem em falar com ele semanalmente: "Um cara que tem uma generosidade enorme. Eu tenho uma gratidão muito grande", finalizou.

zeca - Reinaldo Canato/UOL - Reinaldo Canato/UOL
Dudu Nobre se apresenta no programa 'Sai da Caixa', com Tiago Abravanel
Imagem: Reinaldo Canato/UOL

"Sai da Caixa" toda quarta-feira, às 11h:

Você pode assistir a toda a programação do Canal UOL aqui.