Topo

Emmy

Tudo sobre a maior premiação da TV mundial


Categorias de atuação no Emmy 2021 têm recordes em diversidade racial

Sete atores do musical "Hamilton" estão entre os indicados; seis deles não são brancos - Divulgação
Sete atores do musical "Hamilton" estão entre os indicados; seis deles não são brancos Imagem: Divulgação

De Splash, em São Paulo

13/07/2021 18h27

Foi divulgada hoje a lista de indicados ao Emmy 2021, e as categorias de atuação tiveram recordes históricos de diversidade racial — não que o recorde anterior fosse muito alto.

Um exemplo: Jonathan Majors e Jurnee Smollett foram as duas primeiras pessoas negras a serem indicadas a "Melhor ator/atriz principal" pela mesma série, a agora cancelada "Lovecraft Country".

"Pose" também bateu esse mesmo recorde, com Billy Porter indicado a "Melhor ator principal em série dramática" e Mj Rodriguez indicada a "Melhor atriz principal em série dramática".

Mj, aliás, é a primeira pessoa trans indicada a uma das categorias principais na história do Emmy — esta será a 73ª edição da premiação. Ela é a terceira mulher trans a ser indicada a qualquer categoria: antes dela, vieram Laverne Cox (indicada a melhor atriz convidada por "Orange Is the New Black" em 2014, 2017, 2019 e 2020) e Rain Valdez (indicada a melhor atriz de série em formato curto por "Razor Tongue" no ano passado).

"Lovecraft Country" também é a primeira série a ter um ator negro indicado a todas as categorias de atuação: além de Jonathan Majors e Jurnee Smollett indicados a melhor ator e atriz principais em série dramática, Michael K. Williams e Aunjanue Ellis foram indicados a melhor ator e atriz coadjuvantes em série dramática.

O filme do musical "Hamilton" tem sete atores indicados nas categorias de atuação: Lin-Manuel Miranda, Leslie Odom Jr, Daveed Diggs, Anthony Ramos, Jonathan Groff, Renée Elise Goldsberry e Phillipa Soo. Deles, Jonathan Groff é o único branco.

Rosie Perez, de "The Flight Attendant", é a terceira mulher latina indicada a melhor atriz coadjuvante em série de comédia — antes dela, vieram Liz Torres (por "The John Larroquette Show" em 1994 e 1995) e Sofia Vergara (por "Modern Family" entre 2010 e 2013).

Lin-Manuel Miranda, de "Hamilton", é o sétimo latino indicado a melhor ator principal em série limitada — até hoje, apenas um deles venceu: Jharrel Jerome, por "Olhos Que Condenam", em 2019. Lin-Manuel Miranda já conquistou um Emmy de melhor música e letra original, por "Bigger", em 2014.

Também foi a primeira vez em que pessoas não-brancas foram maioria na categoria "Melhor ator principal em série dramática". Foram quatro indicados: Sterling K. Brown ("This Is Us"), Jonathan Majors ("Lovecraft Country"), Regé-Jean Page ("Bridgerton") e Billy Porter ("Pose"). Se Brown ou Porter vencer na categoria, será o segundo ator negro a conquistar mais de um Emmy na história do prêmio — o primeiro foi Bill Cosby.