Topo

Geração Z define o que é cringe: Djavan e 'obsessão' por Disney e 'Friends'

As BFF Girls são admiradoras dos mesmos ídolos dos millennials
As BFF Girls são admiradoras dos mesmos ídolos dos millennials
Divulgação

De Splash, em Santos

02/07/2021 04h00

Nós sabemos, amiguinho millennial:

Você provavelmente não quer mais ouvir a palavra "cringe" depois dos últimos dias em que descobriu que rir com "hahahaha" ou "rs" no WhatsApp é considerado ultrapassado (a forma atual é "kkkkk").

Mas precisávamos dar voz ao pessoal "xofem" da geração Z (os nascidos entre 1996 e 2010) que está por aí ditando o que é e o que não é cool no mundo da arte e do entretenimento.

Continua depois da publicidade

Eles conversaram com Splash e diagnosticaram: está tudo bem gostar das suas coisinhas de velho — eles até gostam de muitas delas.

Só não queira empurrá-las goela abaixo da próxima geração.

Pois agarre sua (ultrapassada) xícara de café e vem saber o que, na música, na TV e na arte, é "cringe" de acordo com a molecada.

Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Luiz Henrique de Souza Silva, 15 anos
Imagem: Arquivo pessoal

Machismo da Disney

Eu critico a obsessão dos millennials por Harry Potter e Disney porque já vi muitos falarem como se não existisse mais nada de bom. Eu estou meio cansado do clichê da Disney da princesa em apuros, em que chega um príncipe e tudo melhora.

Continua depois da publicidade

Eu não gosto muito de sertanejo, mas não acho péssimo. Eu tenho um rancinho porque esse meio é totalmente dominado por homens brancos, cis e héteros e que apoiam o governo atual.

Luiz Henrique de Souza Silva, 15 anos

Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Milena Carolina, 22 anos
Imagem: Arquivo pessoal

Roqueiros intransigentes

Da geração millennial, acho cringe fazer meme sobre boletos, litrão ou sobre a música "Evidências". Acho cringe ser roqueiro do tipo que só escuta rock e não gosta de nenhum outro estilo musical. Era legal quando você tinha 14 anos

Não considero gostar de Harry Potter cringe em si, só a obsessão por isso. Eu também gosto dele, mas não precisa fazer disso um dos maiores traços de sua personalidade. Tem outros livros e filmes para ver no mundo, sabe?

Milena Carolina

Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Micael Rodrigo Alves Castro, 17 anos
Imagem: Arquivo pessoal
Continua depois da publicidade

Humor com preconceito

Pelo que vejo dos millennials na minha família, eles têm um hábito chato de querer rotular as pessoas, falar coisas como "tem que fazer tal coisa porque é coisa de homem"

O tipo de humor que eles consomem são as pegadinhas do Silvio Santos, em que chamam as pessoas de gay na rua. Isso era o ápice do humor. Programas como "Os Trapalhões" também. Em muitas cenas, o humor é rir do Mussum, vocês sabem o porquê.

Micael Rodrigo Alves Castro

Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Samuel Freitas Amaral, 14 anos
Imagem: Arquivo pessoal

Gostos musicais 'cringe'

As pessoas da geração millennial têm gostos e estilos meio "cringe". Eles gostam de alguns cantores que nossa geração acha muito estranhos ou ruins (não desmerecendo o trabalho deles). Alguns adolescentes ainda gostam deles.

Há artistas que achava cringe e hoje em dia eu escuto e admiro: Alceu Valença, Fabio Jr, Michael Jackson, Caetano Veloso. Outros, ainda acho cringe: Djavan, Mamonas Assassinas, Legião Urbana, Skank e É o Tchan.

Samuel Freitas Amaral

Continua depois da publicidade
Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Luciano de Queiroz, 18 anos
Imagem: Arquivo pessoal

Música para gente corna

Eu estranho o gosto pelo sertanejo. Eu cresci escutando funk. As coisas de 2000 para baixo não fazem a minha cabeça. A letra é mais de gente velha, para gente apaixonada, gente corna. Eu prefiro música que fale da vida real, da vivência do dia a dia.

Luciano de Queiroz

Divulgação - Divulgação
Giulia Nassa, Laura Castro e Bia Torres, as BFF Girls
Imagem: Divulgação

Admiração pelos millennials

Há, porém, gente da geração Z que não vê nada de cringe na arte e no entretenimento consumido pela geração millennial. As meninas do grupo BFF Girls — Bia Torres, Giulia Nassa e Laura Castro —, formado no "The Voice Kids", são exemplo disso.

Rock na veia

Sempre convivi com pessoas que são mais velhas que eu, então, eu sempre gostei de coisas 'cringe'. Eu sou viciada em café, amo Harry Potter, Disney, 'Friends', escuto Avril Lavigne, Paramore e uso muito emoji. Meu estilo musical preferido é o rock clássico.

Continua depois da publicidade

Acho que os principais artistas dos millennials seriam Sandy & Junior, Taylor Swift, Rouge, Luan Santana e muitos artistas do rock. Mas, na verdade, acho que são atemporais.

Giulia Nassa, 18 anos

Alma cringe

Grande parte das minhas inspirações fazem parte da cultura pop apreciada pelos millennials. Eu amo as séries, como Friends, era viciada nos filmes da Disney. Muitos ícones da música pop amados pelos millennials também são ídolos pra mim. Então, conclusão: sou cringe.

Laura Castro, 18 anos

Amor por Harry Potter

Meus pais sempre me mostram músicas, filmes e cantores que eles acompanhavam, e eu adoro! Como artista, sou influenciada por músicas antigas, principalmente do MPB, apesar de gostar de atuais. Amo Harry Potter, que sorte a deles que puderam ver no cinema.

Bia Torres, 16 anos