Topo

'Eu sou funkeiro raiz', diz MC Don Juan, segundo cantor mais ouvido do país

MC Don Juan
MC Don Juan
Reprodução / Instagram

De Splash, em São Paulo

01/07/2021 04h00

Aos 20 anos, Matheus Wallace da Cruz, o MC Don Juan, já tem quase 10 anos de carreira. Hoje, ele hoje disputa a posição de cantor mais ouvido do país, segundo o Spotify, com Wesley Safadão.

A competitividade, porém, vem num momento de reconstrução pessoal enquanto supera a morte do filho Lorenzo.

A fase na carreira é boa

O cantor, que tem no currículo sucessos recentes como "Bipolar" e "Liberdade", ambas no top 50 da plataforma de streaming e com dancinhas que viralizaram no TikTok, acabou de celebrar a assinatura de contrato com a gravadora Warner.

Continua depois da publicidade

Mas a proximidade com o mainstream não vai fazer o cantor perder as origens. Em conversa com Splash, Don Juan disse não vai moldar suas letras ou seu discurso para agradar um novo público.

Estou muito feliz porque o funk está em alta, não sou só eu. Tenho certeza que abrirei portas. Teve outros que chegaram nesse patamar e mudaram. Eu não, eu sou raiz.
MC Don Juan

E tem rivalidade com Wesley Safadão?

Don Juan brincou que "toda semana tem um novo líder".

Os dois, inclusive, gravaram uma música juntos durante visita do cantor de forró a São Paulo.

Continua depois da publicidade

Don Juan canta desde criança, por volta dos 12 anos.

Seu primeiro grande sucesso foi "Ô Novinha", lançado em 2016 e que esteve na trilha sonora da novela "A Força do Querer". Ao dizer raiz, Don Juan reforçou que quer conquistar novos públicos sem perder sua essência.

Seu nome artístico condiz muito com suas músicas."Amar, Amei" e "A Gente Brigou", que somam 300 milhões de visualizações no YouTube, são exemplos de relatos de amor que fizeram sucesso na voz do MC. Mas sempre com uma pitada de ousadia, que o cantor promete não abandonar por nada.

Amanhã, MC Don Juan lança um EP em parceria com o MC Hariel, também novo contratado da mesmo gravadora. "Dois Lados da Mesma Moeda" tem 4 faixas, uma delas reeditando uma parceria dos dois.

Em 2017, eles lançaram "Lei do Retorno", música que fala de um amor não correspondido em tempos de escola. Só no YouTube, a canção tem mais de 270 milhões de visualizações e ajudou a alavancar a carreira de Hariel e Don Juan.

Continua depois da publicidade

Hariel, que também participou da entrevista com Splash, explicou que a ideia era, inicialmente, fazer apenas "Lei do Retorno 2", até para satisfazer o desejo dos fãs. No entanto, o encontro rendeu muito mais trabalho.

Quando eu e o Don Juan estamos juntos, sempre sai música. Dessa vez, saíram várias e decidimos ir além, em fazer um EP que reflete nossa amizade.
MC Hariel

Retomada na vida pessoal

Se no lado profissional MC Don Juan vive grande fase, na vida pessoal o cantor passou por um episódio dramático recentemente: a perda do filho Lorenzo, natimorto

À época do anuncio, Don Juan foi às redes sociais e, chorando, disse que daria um tempo por estar muito abalado e que daria o suporte para sua companheira, a DJ Allana.

Continua depois da publicidade

O MC evita entrar no assunto, mas disse que ainda sonha em ser pai e que aguarda "o tempo de Deus".

Meu maior sonho é ter um filho. Quando Deus permitir ele vai vir e vai ser muito amado, acredito muito nisso. Então, quando tiver que ser vai ser.
MC Don Juan.