Topo

Especialista diz que Britney Spears pode ficar sob tutela ainda por anos

De Splash, em Santos

28/06/2021 04h00

Britney Spears, 39 anos, deu um fortíssimo depoimento em um tribunal de Los Angeles, na semana passada, sobre o sofrimento a que estaria sendo submetida sob a tutela do pai, Jamie Spears. Segundo a cantora, ela não teria a liberdade sequer para optar por ter filhos ou escolher armários da cozinha.

Continua depois da publicidade

Mas o processo de liberação da tutela pode não ser tão simples assim. E corre o risco de se arrastar por anos.

Eu mereço ter uma vida, eu trabalhei minha vida inteira. Eu mereço uma pausa de dois a três anos. Me sinto cercada, intimidada, deixada de fora. Eu cansei de me sentir sozinha.
Britney Spears, em depoimento em tribunal

Opinião profissional

Sarah J. Wentz, sócia do escritório de advocacia Fox Rothschild, especialista em propriedades e tutelas, disse em entrevista à revista Variety que um processo como esse pode se arrastar por muito tempo.

Pode levar anos. Eu participei de processos de tutela em que foram necessários muitos depoimentos, e acho que é esse o caso. Há muitas testemunhas que eles devem querer ouvir.
Sarah J. Wentz, especialista em casos de tutela
Reprodução/Divulgação - Reprodução/Divulgação
Britney Spears e Jamie: ela está sob tutela do pai há 13 anos
Imagem: Reprodução/Divulgação
Continua depois da publicidade

Fora de sintonia

Um ponto que chamou a atenção da advogada (e de muita gente) na audiência da cantora foi o fato de o advogado da popstar, Samuel Ingham, não ter preenchido documentos para requisitar oficialmente o fim de tutela em nome de sua cliente, antes da oitiva.

Britney disse, no tribunal, que nem sabia que era possível requisitar o fim da tutela dessa forma.

Sarah J. Wentz afirma:

Isso não entendo. Se você está representando um tutelado, seu trabalho é entender o que ele vai pedir na audiência. E é seu trabalho preencher a papelada. (...) Não preenchê-la causa atrasos. É necessário pedir uma nova audiência e fazer com que ela volte e testemunhe de novo.

Pedido por liberdade

O próximo passo para Britney, diz a advogada, seria seu advogado preencher documentos para pedir o fim da tutela. Se Jamie não consentir, a cantora pode pedir um alívio temporário em alguns termos dela.

Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Britney e o namorado, Sam Asghari: ela quer ter o direito de ter mais filhos
Imagem: Reprodução/Instagram
Continua depois da publicidade

A especialista explica:

Seria algo que desse a ela mais direitos nesse meio tempo. Eu não sei como seria, mas se uma mulher de 40 anos quer ter um bebê, eles devem remover essa restrição. Você não pode esperar o fim de um julgamento de três anos, porque daí não é possível mais engravidar.

Ingham, advogado de Britney, não tinha conhecimento do que ela falaria no tribunal e deixou isso claro na audiência. A cantora, por sua vez, acusou seu defensor de tentar fazer com que ela não falasse publicamente sobre seus problemas.

Britney pediu ao tribunal poder contratar um advogado de sua escolha em vez de ter um defensor apontado pelo tribunal, como aconteceu anteriormente.

De acordo com a advogada, isso deve ser concedido já que a artista tem meios para pagar um profissional.

Processo contra Jamie

A advogada consultada pela Variety diz ainda que, com as acusações da cantora, um investigador deveria ser designado pelo tribunal para investigá-las.

Além disso, acredita que a cantora deve processar sua família.

Se certas declarações que ela deu provarem que eles fizeram coisas em interesse próprio, para encherem os próprios bolsos, é um caso mais fácil de se provar que outras questões. Se conseguirem um contador forense que descubra problemas, eles podem enfrentar processos.