Topo

Assista ao trailer do documentário 'Tenório e os Sonhos de Judô'

De Splash, em São Paulo

10/06/2021 08h48

A história de Antônio Tenório da Silva ganha um registro cinematográfico. A trajetória do mais vitorioso judoca paralímpico é contada em "Tenório e os Sonhos de Judô", dirigido por Eduardo Hunter Moura e previsto para ser lançado no mês que vem.

O documentário acompanha o atleta e a seleção brasileira durante uma viagem de 25 dias ao Japão, onde todos os treinos, bastidores e as dificuldades são registradas pelas lentes.

O diretor Eduardo Hunter Moura e o judoca Tenório - Divulgação - Divulgação
O diretor Eduardo Hunter Moura e o judoca Tenório
Imagem: Divulgação

O filme pode ser considerado uma continuação de "B1 - Tenório em Pequim" (2010).

Mesmo que os dois filmes tratem do mesmo protagonista, 'Tenório e os Sonhos de Judô' também apresenta o resto da seleção e, com humor e leveza, conta a superação diária desses atletas na viagem. Nesse filme Tenório já ocupa uma posição de líder experiente, está mais maduro e generoso, entende seu legado e os caminhos que abriu para que a seleção estivesse lá com ele.

"A inspiração passa um pouco pelo filme 'Encontros e Desencontros', da Sofia Copolla. Como seria Tenório viajando pelo Japão, agora mais velho, cansado de viajar, mas tendo que lidar com sua rotina em um país estranho? O que encontraria? Entendi que esse cenário e os personagens do Japão trariam uma camada a mais de interesse. Esses encontros e desencontros de comunicação, de sensibilidade diferenciada, de humanidade", afirmou.