Topo

Maria Flor revela bastidores das gravações na pandemia: 'Sem beijo na boca'

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/06/2021 15h33

Atriz, diretora, dubladora e escritora. Maria Flor é a convidada da semana de Zeca Camargo, para um papo bem divertido no "Splash Entrevista". A carioca que já fez de tudo um pouco na carreira artística, aproveitou a pausa forçada da pandemia para lançar seu primeiro livro, enquanto aguarda a estreia de dois grandes trabalhos nas telinhas. Ela ainda falou sobre como andam as gravações das novelas na TV Globo com os protocolos durante a pandemia.

É um projeto bem antigo, ele começou em 2017. Todos nós tivemos que parar por conta da pandemia, aí eu falei 'ou eu paro agora e fico completamente louca com tudo o que está acontecendo, ou eu vou ficar louca, mas vou ficar também concentrada e tentar acabar o projeto, que por conta dos outros trabalhos, eu acabava não tendo tempo. Maria Flor

Lançado em abril, o "Já Não Me Sinto Só" é uma obra de ficção, embora a protagonista também seja atriz e se chame Maria. Ele conta a história de uma mulher e sua jornada de autoconhecimento sobre quem foi e quem deseja ser, a partir do término de um longo relacionamento.

O novo normal da novela das 9

Enquanto a ficção do livro conquista rapidamente espaço nas prateleiras, a realidade anda bem diferente nas gravações de "Um Lugar ao Sol", nova novela das 9. Zeca Camargo matou a curiosidade do público que aguarda ansioso por uma novela inédita no horário nobre da TV Globo, e logo quis saber a previsão da estreia, já que Maria Flor está no elenco.

zeca - Reprodução/Splash UOL - Reprodução/Splash UOL
Zeca Camargo conversa com Maria Flor no "Splash Entrevista"
Imagem: Reprodução/Splash UOL

Acho que esse ano, não tem data por conta da pandemia. Estamos gravando bem devagarzinho. Maria Flor

O novo normal nos estúdios

E como adoramos saber tudo o que acontece nos bastidores, Zeca descobriu com Maria Flor, que o elenco está fazendo quarentena e que a rotina de testes que detectam o vírus da covid-19 chega a ser diária, em algumas situações.

É uma rotina muito cuidadosa, a Globo está sendo muito séria em relação aos protocolos. A gente testa [para covid] de dois em dois dias. Quem está gravando muito testa, às vezes, todos os dias. Maria Flor

E nada de tirar a máscara ao entrar no estúdio, viu. "Usamos máscaras, a gente faz o plano de um com a máscara e o outro sem. Às vezes, tem acrílico entre os atores e todo elenco está quarentenado", revelou.

flor - Reprodução/Splash UOL - Reprodução/Splash UOL
Maria Flor conversa com Zeca Camargo em "Splash Entrevista"
Imagem: Reprodução/Splash UOL

Equipe reduzida

Apesar dos trabalhos continuarem e aparentemente a rotina parecer que está voltando aos trilhos, as gravações ainda estão bem diferentes do normal: "Antigamente fazíamos 30 cenas em um estúdio, agora está fazendo oito", comparou.

Tudo na vida tem seu lado positivo, para Maria Flor o fato das gravações e das equipes estarem reduzidas, está tornando o trabalho mais produtivo.

A equipe é reduzida, só entra no estúdio quem precisa. Os diretores também não pedem para você repetir tanto, nem você fica querendo repetir. Você chega [para a cena] muito mais pronta. O trabalho está mais concentrado. Maria Flor

Os encontros pelos estúdios e camarins também acabaram: "A gente tem feito a leitura [dos textos] em plataformas [online]. Não pode passar o texto lá, igual a gente fazia de bater o texto no camarim. Cada um fica no seu e nem se encontra antes do estúdio", contou Maria Flor revelando ainda, que cada ator é responsável pela própria maquiagem:

A gente faz a nossa própria maquiagem e todas as roupas são esterilizadas. Maria Flor

maria - Reprodução/Splash UOL - Reprodução/Splash UOL
Maria Flor conversa com Zeca Camargo em "Splash Entrevista"
Imagem: Reprodução/Splash UOL

Sem contatos, sem beijo na boca

"Não, não estamos fazendo cena de beijo agora", esclareceu Maria Flor, assim que Zeca quis saber mais sobre gravações das cenas de afeto durante a pandemia. A atriz aproveitou e contou um pouco de Stéfani, sua personagem na trama de Lícia Manzo:

Ela é casada e vive uma relação muito difícil, muito violenta. A Lícia vai tratar a violência doméstica através da personagem, falar um pouco sobre isso e denunciar esse tipo de relacionamento abusivo. Maria Flor

Mais projetos a caminho

Enquanto a carreira de escritora se consolida e a novela continua sendo gravada, Maria Flor já tem mais uma estreia programada: "A série "Os Ausentes" na HBO Max. A gravação acabou no começo de novembro de 2019 e eles estavam esperando o lançamento do streaming", contou ela revelando que serão 13 episódios. A HBO Max tem previsão de estreia no Brasil ainda no mês de junho.

"Vão ter esses dois projetos bem legais", finalizou a atriz.

"Splash Entrevista"

Todas as quartas, Zeca Camargo recebe convidados pra lá de especiais, em conversas divertidas sobre o dia a dia, trajetória e novos projetos.