Topo

Artista italiano vende escultura invisível por mais de R$ 93 mil

Salvatore Garau cria esculturas "invisíveis" e "imateriais" - Reproduçõ/Instagram
Salvatore Garau cria esculturas 'invisíveis' e 'imateriais' Imagem: Reproduçõ/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/06/2021 15h56

O artista italiano Salvatore Garau faturou uma bolada ao vender uma de suas esculturas. Entretanto, é uma obra um tanto difícil de descrever, uma vez que ela é "imaterial" e "invisível". Em outras palavras, ela não existe, pelo menos no mundo tangível.

A escultura chamada "Io Sono" — o que em italiano significa "eu sou" — abocanhou um total de 18.300 dólares, o que equivale a mais de R$ 93 mil.

Garau recebeu críticas por contra do valor de sua obra invisível, mas ele argumento que ela não é um "nada", mas sim um "vácuo".

"O vácuo nada mais é do que um espaço repleto de energia, e mesmo se nós o esvaziarmos e não tiver mais nada lá, de acordo com o princípio da incerteza de Heisenberg, esse 'nada' tem um peso", afirmou o artista, em declaração reproduzida pela Newsweek.

"Dessa forma, ela possui energia que é condensada e transformada em partículas, isso é, em nós", complementou.

De acordo com o site Italy 24 News, Garau forneceu instruções de que a escultura deve ser exposta em uma casa particular, livre de qualquer obstrução, em um espaço de pelo menos 1 metro e meio de altura e 1 metro e meio de largura.

Essa é a primeira escultura imaterial que ele consegue vender, mas não é a primeira que criou. Em seu Instagram, ele chegou a publicar uma imagem do que chamou de "Buda em Contemplação". No vídeo, é possível ver apenas um espaço demarcado no chão.