Topo

Supla lembra censura que sofreu durante Ditadura Militar: 'Foi ridículo'

O cantor supla - Instagram/@suplaoriginal
O cantor supla Imagem: Instagram/@suplaoriginal

Colaboração para o UOL, em São Paulo

20/05/2021 10h14

Supla respondeu a algumas perguntas de fãs sobre sua antiga banda, Tokyo, e lembrou a experiência que teve quando a música "Mão Direita", que fala sobre masturbação, foi censurada pela Ditadura Militar do Brasil. A letra da canção tem trechos como "Vou levá-la comigo pra jantar / Ela merece por alegrias que me dá / Ela é o consolo da minha solidão / Eu tenho a felicidade na palma da minha mão".

"Foi ridículo. Por isso eu sou totalmente contra um governo de Ditadura Miliar. Totalmente. Porque eu acho que o artista tem que ser livre pra lançar o que quiser", disse o cantor. "Vai querer censurar arte agora, champz?".

E recomentou: "Meu, vê o Paulo Coelho. Independentemente de você gostar dos livros dele ou não, vê o que ele tem a dizer sobre isso, sobre esse momento. Pesadelo total". O escritor foi torturado durante o regime autoritário.

Supla aproveitou para falar sobre as inspirações para as obras da banda. "Era o que a gente vivia, tá ligado? Falava sobre masturbação, sobre roupa X, sabe? As pessoas ficavam te medindo, ali, te julgando por você estar com o cabelo assim ou assado".

Mas acrescentou: "E romântico, também. [Falávamos] De amor. Tinha uma música que chamava 'Programado', que era um cara que vinha do espaço em busca de amor, mas aqui ele não encontrava, então ele se sentia programado. Eu me lembro até do Renato Russo conversando comigo sobre esse som. Ele gostava".

No entanto, sorrindo, ele garantiu que "Mão Direita" é sobre "p*nheta mesmo".