Topo

Billy Porter, de 'Pose', revela ser HIV positivo: 'Vergonha me silenciou'

O ator Billy Porter em cena de "Pose" - Divulgação/FOX
O ator Billy Porter em cena de 'Pose' Imagem: Divulgação/FOX

De Splash, em São Paulo

19/05/2021 10h10

Billy Porter está pronto para contar um "segredo" que escondeu por 14 anos: em 2007, ele descobriu que era portador do vírus do HIV. O status de soropositivo permaneceu em segredo para todos fora de seu círculo mais íntimo, inclusive a equipe de "Pose", série onde ele interpreta Pray Tell, um personagem também acometido pela AIDS.

"Eu sou parte da geração que deveria se cuidar melhor, mas aconteceu comigo de qualquer forma. [2007] foi o pior ano da minha vida", contou Billy ao The Hollywood Reporter. Ele relatou que foi diagnosticado com diabetes em fevereiro daquele ano, declarou falência em março, e recebeu a notícia de que era soropositivo em junho.

A vergonha que eu senti naquela época, adicionada à vergonha que já tinha acumulado em toda a minha vida [por ser LGBTQIA+] me silenciou, e eu tenho vivido envergonhado e em silêncio por 14 anos. Ser soropositivo, no lugar de onde eu vim, crescendo dentro da igreja pentecostal em uma família muito religiosa, era a punição de Deus."
Billy Porter ao THR

Outro fator na decisão de manter o diagnóstico em segredo foi a sua carreira. "Eu não sabia se seria capaz de atuar se as pessoas erradas descobrissem. Seria uma outra forma de as pessoas discriminarem contra mim, em uma profissão já bastante discriminatória. Então tentei pensar nisso o mínimo possível, bloquear tudo. Mas a quarentena me ensinou muita coisa", disse.

Em 2017, Billy se casou com Adam Smith — e a ideia de formar uma família com o amado fez com que ele começasse a considerar a possibilidade de revelar seu diagnóstico publicamente.

Agora, não é mais só sobre mim. Chegou o momento de amadurecer e seguir adiante, porque a vergonha pode ser algo destrutivo -- se você não lida com ela, a vergonha pode destruir tudo em seu caminho."
Billy Porter sobre mudança de perspectiva após casamento

05.01.2020 - Billy Porter com o marido, Adam Smith, no Globo de Ouro - Santiago Felipe/Getty Images - Santiago Felipe/Getty Images
05.01.2020 - Billy Porter com o marido, Adam Smith, no Globo de Ouro
Imagem: Santiago Felipe/Getty Images

'A verdade vai te libertar'

O ator, que venceu um Emmy por "Pose" em 2019, disse "sentir o seu coração mais leve" após a decisão de falar abertamente sobre o status de soropositivo. "Isso não poderia ter acontecido em um momento melhor. Todos os sonhos que eu já tive estão se realizando ao mesmo tempo", comemorou.

Como uma pessoa negra, especialmente um homem negro, neste planeta, você precisa ser perfeito se não quiser ser morto. Mas olhe para mim: eu sou uma estatística, mas também a transcendi. Ser HIV positivo, hoje em dia, é isso. Eu vou morrer por algum outro motivo antes de morrer de AIDS. A minha contagem de glóbulos brancos [células que cuidam da imunidade do corpo] é duas vezes maior do que a sua, por causa da medicação que eu tomo."
Billy Porter sobre viver com HIV

Billy Porter posa com seu prêmio Emmy de melhor ator em série dramática por "Pose" - MONICA ALMEIDA - MONICA ALMEIDA
Billy Porter posa com seu prêmio Emmy de melhor ator em série dramática por "Pose"
Imagem: MONICA ALMEIDA

Billy ainda disse que não se importa se a sua revelação o deixar marcado na indústria.

Tenho certeza que isso vai me seguir por aí. Tenho certeza que vão me introduzir como: 'O ator HIV positivo, blá blá blá'. Okay. Tudo bem. Não é a única coisa que eu sou. Sou muito mais do que meu diagnóstico. Se você não quer trabalhar comigo por causa do meu status, então você não merece trabalhar comigo."
Billy Porter ao THR