Topo

Velozes 9 é 'gloriosamente ridículo', mas 'idiota demais', dizem críticos

Pôster do filme "Velozes e Furiosos 9" - Divulgação
Pôster do filme 'Velozes e Furiosos 9' Imagem: Divulgação

De Splash, em São Paulo

18/05/2021 15h58

As reações da crítica norte-americana a "Velozes e Furiosos 9" foram liberadas hoje e trazem um misto de emoções: de elogios pelas cenas de ação "gloriosamente ridículas" do filme a críticas pela trama "idiota demais para funcionar".

O longa estrelado por Vin Diesel e cia. chega aos cinemas brasileiros só em 22 de julho, mas estreia em alguns mercados asiáticos amanhã.

'Grande, barulhento e excitante'

Para o público que quer voltar aos cinemas em 2021 com filmes de ação grandes, barulhentos e excitantes, 'Velozes e Furiosos 9' faz os carros correrem muito rápido, pularem muito alto, e realizarem feitos geralmente impossíveis. É gloriosamente ridículo, sim, mas também ridiculamente glorioso."
Alonso Duralde, The Wrap

'Na direção certa'

O que importa é que 'Velozes e Furiosos 9' continua a fazer a saga crescer, mesmo quando está trazendo-a para casa. O mundo de 'Velozes' nunca pareceu mais fora de controle do que aqui -- mas, pela primeira vez em muito tempo, parece que ele está na direção certa."
David Ehrlich, IndieWire

'Comicamente grandioso'

Gloriosamente improvável, e estridentemente melodramático, 'Velozes e Furiosos 9' é movido por sua própria energia pateta, entregando sequências de perseguição comicamente grandiosas e fan service desavergonhado, tudo em nome de dar ao público uma diversão descomplicada."
Tim Grierson, Screen Daily

Vin Diesel e John Cena em 'Velozes e Furiosos 9' - Reprodução - Reprodução
Vin Diesel e John Cena em 'Velozes e Furiosos 9'
Imagem: Reprodução

Falta 'âncora'

O plot familiar [entre o Dominic Toretto de Vin Diesel e seu irmão, vivido por John Cena] 'funciona', mesmo que o espectador esteja ciente do quão mal escrito o personagem de Cena é, mas não é uma boa âncora. No fim das contas, parece uma grande desculpa. Essa franquia não precisava de mais 'coração'."
Owen Gleiberman, Variety

'Idiota demais'

Em seu melhor, esses filmes mais recentes de 'Velozes e Furiosos' permitiram que os espectadores se divertissem com as cenas de ação mesmo quando se espantavam com seu absurdo. Nas cenas de parar o trânsito do 9º filme, no entanto, a diversão desaparece, e os feitos dos carros que aparecem em tela são idiotas demais para funcionar, mesmo ironicamente."
John DeFore, The Hollywood Reporter