Topo

Atriz diz que anorexia quase a matou quatro vezes: 'Distúrbio não é opção'

Gemma Oaten fala que enfrentou a anorexia por 13 anos - Reprodução/Instagram
Gemma Oaten fala que enfrentou a anorexia por 13 anos Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para Splash, em São Paulo

13/05/2021 14h55

A atriz britânica Gemma Oaten revelou que, por conta da anorexia, já quase morreu em quatro ocasiões. Ela ficou conhecida por seus papéis na série 'Emmerdale', 'Holby City' e no filme 'Estrelas de Cinema Nunca Morrem'.

Ela comentou sobre seu distúrbio alimentar em entrevista ao podcast do médico Dr. Alex George e contou que lidou com o problema durante 13 anos de sua vida. "Não desejo isso acontecendo com ninguém. Não diz respeito apenas a comida... comida é o sintoma, não é a causa".

Ela ainda comenta que muitos achavam que ela escolhia ter a anorexia:

"Quando você tem um distúrbio alimentar, um problema de saúde, muitas pessoas acham que você escolheu ter um distúrbio alimentar. Um distúrbio alimentar não é uma opção. Eu definitivamente não escolhi ter um distúrbio alimentar".

Ela só entendeu que tinha um problema quando começou a fazer terapia: "Eu não fazia ideia do que estava acontecendo. Infelizmente, só compreendi o que era um distúrbio alimentar quando comecei a fazer terapia e conseguir entender o que estava passando".

Os primeiros sintomas surgiram quando ela tinha 10 anos, e que muito aconteceu por causa do bullying que sofria.

"Os meus pais me levaram a um médico porque reconheceram alguns sintomas, graças a Deus, mas o médico me dispensou e disse que não era sério o suficiente. Aí um ano depois dei entrada em uma unidade de psiquiatria infantil e me disseram que caso eu não comesse ou bebesse nada eu morreria em 24 horas. E foi assim por 13 anos da minha vida, lutando pela minha vida contra uma desordem alimentar", disse.