Topo

Fã do TikTok e Super Nintendo, Péricles é o homem mais querido do Brasil

Péricles no Estúdio UOL
Péricles no Estúdio UOL
Mariana Pekin/UOL

De Splash, em São Paulo

09/05/2021 04h00

Uh, uh, é Pericão!

Num país tão polarizado e dividido, Péricles Aparecido Fonseca de Faria —ou Pericão, para os mais chegados— é uma das poucas unanimidades no Brasil. E que Nelson Rodrigues me perdoe, mas essa unanimidade não é burra, não.

O ex-vocalista do grupo de pagode Exaltasamba é sinônimo de simpatia e bom humor. Splash bateu um papo via Zoom com o "Rei da Voz" para tentar entender como e de onde vem toda essa admiração pelo cantor. Se pra gente a resposta é óbvia, pois o cara é f***, para ele a explicação é mais complexa.

Continua depois da publicidade
Sinceramente? Não sei bem explicar o porquê. Acho que tem muito a ver com a minha conduta. Sou um cara família, de bem com a vida e que tento levar boas energias com a minha arte.
Péricles

Péricles reforça que esse lado "good vibes" também é seu mantra do dia a dia. Sempre pensando nos mais novos e nos mais velhos, ele diz que seu repertório de shows sempre foi escolhido a dedo para agradar todos os públicos e não ofender ninguém.

Essa sempre foi uma preocupação minha.

E você sabia que Pericão é rei no TikTok?

Sim, Péricles é um FENÔMENO na plataforma das dancinhas. Ele, que tem mais de 1 milhão de seguidores na rede social, diz que adora ficar navegando por lá e, inclusive, está de olho nas "trends" e nos novos "challenges" —ou seja, no que bomba por lá.

Continua depois da publicidade
Eu estou super ligado, fico de olho nas tendências. Eu acho muito legal ter essa oportunidade de interagir com o público, acho que é uma forma de me aproximar.
Péricles

Um homem zen em meio ao caos

Durante o bate-papo, Péricles revelou que era avesso às redes sociais, mesmo quando elas já bombavam no país, lá pelo final dos anos 2000 e começo dos anos 2010. Quem o convenceu a entrar nesse mundo foram os ex-parceiros de Exaltasamba Thiaguinho e Pinha.

Sua primeira rede social foi o Twitter. Justamente a rede feita para discussão, treta e debate. Mas Pericão, tranquilo e calmo, tem a receita perfeita para evitar isso:

Não tenho por que responder comentários agressivos. Eu estou na internet para conversar e influenciar com coisas boas. Quando não tem espaço para isso, fico na minha.
Péricles
Continua depois da publicidade

Ele conta que hoje tem toda uma equipe para administrar suas redes, que acumulam mais de 12 milhões de seguidores. No entanto, assim como nós, meros mortais, ele também passa parte do dia rolando as timelines por aí.

Eu quero transmitir coisas boas, seja através da minha música ou das minhas redes.
Péricles

Aprendiz de Jorge Aragão

O cantor também tem um lado geek, mas está longe de ser o único no mundo do samba e do pagode. Na verdade, Péricles é um aprendiz de Jorge Aragão, geek de carteirinha. Em entrevista para Splash, Jorge disse ser o dono do primeiro iPhone no Brasil.

Não dá para competir [risos]. O Jorge está muito à frente. A gente conversa, ele me indica novos aplicativos, essas coisas. Ele é um exemplo a ser seguido em todos os sentidos.
Péricles
Continua depois da publicidade

O "Rei da Voz" não é tão avançado mesmo quando o assunto é tecnologia. No mundo dos videogames, ele diz que é fã de Super Nintendo e seu jogo favorito é Super Mario World.

Já no campo das séries, ele diz que é fã de sitcoms e stand-ups. O último conteúdo série que ele assistiu e se amarrou foi "Meu Pai e Outros Vexames", com Jamie Foxx e sua filha, Corinne Foxx, disponível na Netflix.

Gosto bastante também do Thiago Ventura e do Dave Chappelle. Acho que o humor também é algo que pode nos fazer pensar em temas profundos, mas sem perder a leveza.
Péricles