Topo

'Hoje sei do que estou falando', diz Anitta sobre posicionamento político

Anitta  - Reprodução/Instagram
Anitta Imagem: Reprodução/Instagram

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

29/04/2021 15h54

Prestes a lançar "Girl From Rio", música que tem o mesmo nome de seu novo álbum e quer levar uma imagem positiva do Brasil para o mundo, Anitta falou em coletiva de imprensa sobre a confiança que ganhou no último ano para começar a se posicionar politicamente.

Ela, que recentemente foi subestimada por Ricardo Salles e discutiu com o ministro do Meio Ambiente no Twitter, diz que mudou depois de ouvir amigos, estudar e sentir-se mais confiante para debater.

"Antes, só de ler os comentários, eu acabava subestimando o meu próprio poder de influenciar e conseguir mudar alguma coisa. Não achava que poderia ter algum papel nisso", comentou Anitta, que entendeu a importância da sua imagem para o país e foi estudar para se preparar para situações como a que viveu com Salles, que chegou a chamá-la de "Teletubbie".

"Odeio dar minha opinião sobre coisas que não vou saber discutir até o fim, ou que eu não saberia explicar bem meu ponto de vista. Por isso eu quis estudar antes. A Gabi Priolli me dava essas aulas no início, depois comecei a fazer online para todo mundo acompanhar", relembra a artista sobre as aulas de política online que transmitiu no ano passado no seu Instagram, onde é seguida por mais de 53 milhões de pessoas.

Anitta ainda falou da importância que amigos próximos tiveram para fazê-la mudar de ideia. E citou a empresária e ativista Paula Lavigne com uma delas.

"Muita gente que eu conheço, como a Paula, começou a me falar o quanto isso ajuda. E hoje eu vejo que sim. Diferentemente do que muita gente fala, não foi depois da eleição [que ela começou a se posicionar]. Foi já antes do segundo turno que eu comecei a falar. Hoje eu já falo bem mais, porque eu tive muito mais tempo de estudo e sei do que estou falando", afirmou a cantora, que atualmente está em Miami trabalhando no seu novo disco.

Os frutos do posicionamento nem sempre são positivos e Anitta também é muito criticada quando resolve falar sobre questões ambientais ou políticas, mas diz que hoje evita ler esse tipo de comentário e só fala sobre o que realmente domina.

Pegam muito pesado comigo quando eu me posiciono. Vem aquela bancada pesada inteira do outro lado me desafiar, desafiar o meu conhecimento das coisas. E se eu não estiver realmente preparada para responder à altura, eles vão usar minha ingenuidade para dizer que não sei de nada. Por isso eu prefiro realmente saber. Anitta

Apesar de ter mudado de postura, a cantora diz não julgar os artistas que não fazem o mesmo, justamente por já ter vivido os dois lados da moeda.

"Hoje não tenho problema nenhum de falar, acho importante. Mas também não julgo quem não fala porque tem que ter coragem para lidar com todo o hate e todas as coisas que vêm junto com isso", avalia.