Topo

Oscar de melhor filme vai para 'Nomadland', de Chloé Zhao

Chloé Zhao recebe Oscar de melhor filme - Getty Images
Chloé Zhao recebe Oscar de melhor filme Imagem: Getty Images

De Splash, em São Paulo

26/04/2021 00h06

Favorito, "Nomadland" levou mesmo a categoria de melhor filme do Oscar 2021, superando "Meu Pai", "Judas e o Messias Negro", "Mank", "Minari", "Bela Vingança", "O Som do Silêncio" e "Os 7 de Chicago" na principal disputa da noite.

A diretora Chloé Zhao subiu ao palco, junto com a atriz e também produtora Frances McDormand, para receber a estatueta e agradeceu a todos responsáveis pela produção e também para a comunidade nômade:

Obrigada por nos ensinar o poder da resiliência e esperança. E sobre o que é a gentileza.

O longa acompanha uma mulher viúva, Fern (Frances McDormand), que perde o emprego e a casa, passando a morar em sua van e viajar pelos EUA em busca de vários bicos, construindo pelo caminho uma forma de vida diferente.

Além de melhor filme, "Nomadland" estava indicado a outros cinco Oscar, incluindo melhor atriz, melhor direção e melhor roteiro adaptado (também de Chloé Zhao), melhor fotografia e melhor montagem.

O elenco ainda inclui vários "nômades" da vida real, interpretando versões de si próprios. Já a protagonista Frances McDormand também ajudou a dar vida ao filme, como uma de suas produtoras.

Melhor atriz

Frances McDormand levou a estatueta de melhor atriz para casa por sua atuação no filme.

McDormand concorria com Viola Davis ("A Voz Suprema do Blues"), Andra Day ("The United States vs. Billie Holiday"), Vanessa Kirby ("Pieces of a Woman") e Carey Mulligan ("Bela Vingança").

Melhor direção

Chloé Zhao levou a estatueta de melhor direção e fez história como a primeira asiática a ter tal conquista.

Chloé Zhao estava concorrendo com Thomas Vinterberg ("Druk - Mais uma Rodada"), David Fincher ("Mank"), Lee Isaac Chung ("Minari") e Emerald Fennell ("Bela Vingança").