Topo

Com três estatuetas, 'Nomadland' é o grande vencedor do Oscar 2021

Peter Spears, Frances McDormand, Chloe Zhao, Mollye Asher e Dan Janvey comemoram o Oscar de melhor filme para 'Nomadland' Imagem: Chris Pizzello-Pool/Getty Images

De Splash, em São Paulo

26/04/2021 00h50

Melhor filme, melhor atriz e melhor direção. "Nomadland" levou três estatuetas nas principais categorias do Oscar e sai como o grande vencedor da noite, na primeira edição da premiação que acontece durante a pandemia.

O filme de Chloé Zhao (leia a entrevista com a diretora) concorria em seis categorias e superou até mesmo o mais indicado da noite, "Mank", que disputava dez prêmios e só levou dois, fotografia e direção de arte, considerados técnicos.

A diretora chinesa ainda fez história como a primeira asiática a ganhar uma estatueta de melhor direção. Ela também foi apenas a segunda mulher premiada na categoria em 93 anos de prêmio (Kathryn Bigelow levou em 2010 por "Guerra ao Terror").

Destaque também para a protagonista Frances McDormand, que também fez as vezes de produtora do longa. A atriz idealizou o filme depois de ler o livro homônimo de Jessica Bruder e convidou Chloé Zhao para roteirizar e dirigir "Nomadland". Com o trabalho, levou para casa o quarto Oscar da carreira.

O melhor filme do Oscar 2021 estreia oficialmente nos cinemas brasileiros na próxima quinta-feira (29), mas já está disponível em pré-estreia em algumas salas do país, que começam a reabrir.

O longa acompanha a viúva Fern (Frances McDormand,) que perde o emprego, a casa e até a cidade na crise de 2008 e passa a morar em sua van e viajar pelos EUA em busca de vários bicos, construindo pelo caminho uma forma de vida diferente.

Roberto Sadovski, colunista de Splash, avaliou "Nomadland", que é o terceiro longa da carreira da diretora Chloé Zhao:

Chloé Zhao traça uma narrativa carregada em simbolismo, misturando realidade e ficção em uma trama que aborda, com sensibilidade, a necessidade em todos nós de criar conexões.

O elenco ainda inclui vários "nômades" da vida real, interpretando versões de si próprios, marcando uma característica da diretora Chloé Zhao, que gosta de trabalhar com atores não profissionais.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Com três estatuetas, 'Nomadland' é o grande vencedor do Oscar 2021 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade