Topo

A melhor coisa do Oscar 2021 foi o fato de ter havido um Oscar em 2021

Chloé Zhao e o peso de ter carregado o Oscar 2021 nas costas
Chloé Zhao e o peso de ter carregado o Oscar 2021 nas costas
Pool/Getty Images

De Splash, em São Paulo

26/04/2021 01h34

O prêmio de melhor momento do Oscar 2021 vai para...

O fato de ter havido uma cerimônia do Oscar em 2021. Vamos combinar, caro leitor, que ver uma premiação desse porte acontecer presencialmente, no momento em que o Brasil vive a pior fase da pandemia que parou o mundo, já é grande coisa.

Fora isso, a cerimônia que premiou os melhores do cinema de um ano em que o cinema praticamente parou, foi apenas correta —inclusive por manter o distanciamento social entre os indicados aboletados na Union Station, em Los Angeles.

E, sinceramente, tudo bem.

Continua depois da publicidade
ABC/AMPAS via Getty Images - ABC/AMPAS via Getty Images
Imagem: ABC/AMPAS via Getty Images

A "festa" dirigida por Steven Soderbergh optou pela sobriedade, sem clima de festa, sem números musicais, sem apresentador fazendo piadas. A sobriedade também imperou entre os indicados, dispostos em mesas, como nos Globo de Ouro de antigamente, mas sem goró (como nos Globo de Ouro de antigamente).

E aqui listamos alguns momentos dignos de nota do Oscar 2021 ? para o bem ou para o mal.

O discurso de Daniel Kaluuya

Premiado como melhor ator coadjuvante por viver Fred Hampton, em "Judas e o Messias Negro", Daniel fez uma bela homenagem ao líder dos Pantera Negras morto pela polícia em 1969. E também celebrou a dádiva de estarmos vivos, ainda mais nesse momento. Isso de forma hilária.

Continua depois da publicidade
Minha mãe e meu pai transaram um dia e é por isso que estou aqui. Vamos celebrar. Estou tão feliz por estar vivo.
Daniel Kaluuya, ruborizando a mãe na plateia

A maravilhosa Yuh-Jung Youn, de 'Minari'

Se houvesse o prêmio de melhor interpretação de discurso de agradecimento, a melhor atriz coadjuvante por "Minari" também teria faturado essa estatueta. A sul-coreana de 73 anos cantou Brad Pitt, tirou uma onda com a cara dos filhos e da Academia e brilhou.

A emoção de Thomas Vinterberg

Diretor de um dos filmes mais falados da temporada, Thomas Vinterberg emocionou ao receber a estatueta de melhor filme internacional por "Druk". O prêmio foi dedicado a Ida, filha do cineasta que morreu quatro dias antes do início das filmagens, em um acidente de carro.

Continua depois da publicidade
Este é um milagre que acabou de acontecer, e você é parte desse milagre. Talvez você esteja mexendo os pauzinhos em algum lugar, não sei. Mas este é para você.
Thomas Vinterberg, de 'Druk'

Cerimônia enxuta e sem sal

Teve quem sentiu falta dos clipes com cenas dos indicados, houve quem lamentasse o corte dos números musicais. Se com isso o Oscar ganhou agilidade (mas não tanto, já que o tempo dos discursos foi liberado), perdeu em ritmo. A cerimônia foi morna, sem empolgar.

Anticlimax

Nas entrevistas pré-cerimônia, Soderbergh disse querer dirigir o Oscar 2021 como um filme. E a única explicação para a revelação do melhor ator —e não a de melhor filme, a principal categoria da noite— ter ficado por último seria uma vitória póstuma de Chadwick Boseman, o que não rolou.

Ao tentar roteirizar a vida real, Soderbergh caiu numa pegadinha que esfriou por completo uma cerimônia já sem graça. Em vez de encerrar o Oscar 2021 consagrando "Nomadland" como melhor filme, em sua terceira estatueta da noite, o prêmio final ficou com Anthony Hopkins, que não pôde participar.