Topo

'Sombra e Ossos' alterou cena do livro para falar sobre consentimento

Ben Barnes é o vilão Darkling em "Sombra e Ossos" - Divulgação/Netflix
Ben Barnes é o vilão Darkling em "Sombra e Ossos" Imagem: Divulgação/Netflix

De Splash, em São Paulo

25/04/2021 17h41Atualizada em 25/04/2021 17h50

A série "Sombra e Ossos" mal estreou e já passou o final de semana na lista de conteúdos mais assistidos do momento da Netflix.

Quem já havia lido os livros de Leigh Bardugo pode ter estranhado uma mudança em uma cena importante entre Darkling (Ben Barnes) e Alina (Jessie Mei Li). Agora, os atores explicam o motivo!

Atenção: o texto abaixo contém spoilers de "Sombra e Ossos". Prossiga com cautela!

Alerta de Spoiler Splash - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

A cena em questão é o primeiro beijo dos dois. Nos livros, acontece depois de os dois demonstrarem as habilidades de Alina para a corte do rei. Quando eles ficam sozinhos, o vilão Darkling "rouba" um beijo da protagonista — na série, é Alina quem dá o primeiro passo.

Outra diferença é que, nos livros, as coisas vão esquentando até os dois serem interrompidos. Na série, Darkling é quem interrompe a pegação para perguntar: "Você tem certeza?"

Em entrevista ao Hollywood Reporter, Ben Barnes conta que fez questão de incluir a fala de seu personagem: "Não resolve nada. Ele é um personagem problemático de qualquer ângulo. Seu abuso de poder é imperdoável, mas eu queria indicar esse como um tema importante".

É o catalisador para a discussão sobre se ela tem poder de decisão naquele momento, e se nós estamos tomando nossas próprias decisões, e se há espaço para um entendimento entre eles sabendo que ele pode ter sentimentos por ela.

Ben continua: "Era muito importante para mim incluir algo meu nesse momento, antes de revelarmos como ele é manipulador. Como ator, eu preciso encontrar formas de perdoá-lo e motivar suas escolhas. Mas não estamos fingindo que esse cara é qualquer tipo de anti-herói".

Jessie Mei Li também falou sobre a importância de discutir consentimento na série: "Definitivamente houve uma discussão sobre isso — se é ela quem beija ele, dá mais poder de decisão a Alina".