Topo

Ator de 'Mr. Bean' compara 'cancelamento' com queimadas na Idade Média

Rowan Atkinson  - Reprodução
Rowan Atkinson Imagem: Reprodução

Colaboração para Splash, em São Paulo

22/04/2021 18h32

O ator e comediante Rowan Atkinson, famoso por ser o protagonista da série 'Mr. Bean', criticou a cultura do cancelamento. O britânico afirmou ser uma ameaça para a liberdade de expressão em entrevista para a rádio Times.

É importante que estejamos expostos a uma ampla variedade de opiniões, mas o que temos agora é o equivalente digital da multidão medieval vagando pelas ruas em busca de alguém para queimar. É assustador para quem é vítima, e isso me enche de medo sobre o futuro.

Durante a entrevista, o ator de 66 anos responsabilizou as empresas que trabalham com mídias sociais e os algoritmos pela criação de um ambiente hostil nas redes sociais.

O problema que temos online é que um algoritmo decide o que queremos ver, o que acaba criando uma visão simplista e binária da sociedade. Torna-se um 'você está conosco ou contra nós?'. E se você está contra nós, você merece ser cancelado.

Rowan Atkinson, que também protagonizou os filmes "Johnny English", destacou que gostaria de aposentar o personagem Mr Bean. "O peso da responsabilidade não é agradável. Acho isso estressante e exaustivo".