Topo

BBB 21: Fãs de Viih Tube estão quietos nas redes, mas continuam fervorosos

Viih Tube está "queimada", mas seu fandom não a abandonou
Viih Tube está "queimada", mas seu fandom não a abandonou
Reprodução/TV Globo

Do UOL, em Santos

19/04/2021 04h00

Antes mesmo de entrar para o "BBB 21", Viih Tube tinha uma base de fãs gigantesca. Os admiradores da influencer têm se mostrado discretos nas redes sociais nas últimas semanas, mas não se engane: eles estão ativos em grupos de WhatsApp e Twitter e preparados para apoiá-la para o que der e vier.

Splash participou de alguns desses grupos e conversou com administradores para saber quem são seus apoiadores, como têm se organizado e como veem a participação da líder da semana no reality show —afinal, ela vem recebendo muitas críticas por seu comportamento dentro da casa.

Continua depois da publicidade

Os números de Viih Tube nas redes sociais:

  • 11 milhões de inscritos no YouTube
  • 18,5 milhões de seguidores no Instagram
  • 9,6 milhões no TikTok
  • 864 mil no Twitter

Em grupos de WhatsApp, os fãs discutem a participação de Viih no "BBB 21", levantam tags nas redes e combinam mutirões para ajudar aliados —já que ela mesma ainda não foi a um paredão. A maioria dos participantes é formada por pessoas que já acompanhavam o trabalho da influenciadora anteriormente.

Muitos são pré-adolescentes, adolescentes e jovens adultos de até vinte e poucos anos. A maioria é estudante: gente que cresceu acompanhando os vídeos da youtuber.

Continua depois da publicidade

A primeira demonstração de força do "time Viih" aconteceu antes mesmo de o reality show começar.

Por meio da votação de seus apoiadores, a youtuber recebeu o benefício da imunidade logo no primeiro dia de programa.

Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Viih Tube foi um dos participantes imunizados logo nos primeiros dias de BBB 21
Imagem: Reprodução/TV Globo

Isabella Cristina, 20 anos, estudante de nutrição, é administradora do fã-clube QG Viih Tube e também de um dos grupos de WhatsApp (ela afirma que são mais de 70 grupos do tipo dedicados à caçula da edição). Ela conta que houve intensivos mutirões em janeiro para que isso acontecesse.

No começo, os fã-clubes estavam concentrados no Instagram. Ficávamos o dia inteiro votando e entregando votos. A conta dela no Twitter fez mutirão de hora em hora, sem parar.
Isabella Cristina

Silenciamento nas redes

Administradores ouvidos pela reportagem dizem que a repercussão negativa do público e os ataques a Viih nas redes sociais, que se intensificaram nas últimas semanas, motivaram a quietude do perfil oficial e de fã-clubes que já existiam nas redes antes da estreia do programa.

Continua depois da publicidade
Instagram/@viviane.tube - Instagram/@viviane.tube
Viviane, mãe de Viih, comenta ataques à filha: 'Dói na alma'
Imagem: Instagram/@viviane.tube

Na última semana, Viviane, mãe de Viih, aliás, fez um desabafo sobre o 'hate' que vem recebendo.

Jean Carlos, também administrador do perfil QG Viih Tube no Twitter e de um dos grupos de WhatsApp, diz que orienta fãs a não revidarem ataques, para evitar ciclos de hostilidade.

Demos uma pausa nos posts do Twitter porque estava pesado. Passaram a entrar em perfis de familiares da Viih para atacá-la.
Jean Carlos
Continua depois da publicidade

Grupos

Mesmo com a diminuição das atividades públicas de perfis de apoio a Viih nas redes sociais, os grupos de fãs em WhatsApp, Telegram e Twitter continuaram a todo vapor.

Nesses canais, a energia bomba, e as posições sobre a participação de Viih no "BBB" estão longe de ser homogêneas.

Há gente que defende a aproximação de Viih com Juliette, e há gente que não suporta a advogada. Há gente que acredita que sua saída talvez fosse o melhor para ela, já que tem passado por momentos ruins, mas há gente que ainda aposta em vê-la na final.

Algo compartilhado por muitos é a avaliação de que Viih foi "cancelada" por parte do público. Há a preocupação de como ela receberá essa informação quando sair do reality show.

Gabrielle Doria Rodrigues, 17 anos, administradora de um dos grupos de Whatsapp, diz que nem sempre aprova as atitudes e falas de Viih no programa, mas entende que "todos são passíveis de erro". E, como fã, se propõe a apoiá-la também nos momentos difíceis.

Continua depois da publicidade
Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Gabrielle Doria Rodrigues, administradora de grupo de WhatsApp
Imagem: Arquivo pessoal

Ela avalia que a influenciadora, por exemplo, às vezes se chateia por coisas pequenas e acaba não resolvendo problemas com quem deveria resolver. Ela afirma, porém, que o hate que ela recebe nas redes é "desproporcional".

A gente vai dar o nosso melhor nos mutirões, mas o maior medo é ela sair da casa com muita rejeição. Ela já sofreu muito com críticas na web.
Gabrielle Doria Rodrigues

Nos grupos, é possível perceber a devoção dos fãs pela youtuber assim como a gratidão pelo fato de ela se manter próxima de seu público, respondendo mensagens e ajudando no que é possível.

A Vitória é muito atenciosa com os fãs e nos motiva a persistir. Ela já ajudou em várias causas quando precisei, divulgando um abrigo animal e doando dinheiro a ele, por exemplo.
Gabrielle Doria Rodrigues
Continua depois da publicidade
Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Viih Tube contará com o apoio de fãs em um eventual paredão
Imagem: Reprodução/TV Globo

Viih, ao lado de Camilla, são as únicas participantes que ainda não enfrentou um paredão no "BBB 21". Graças ao seu movimento na casa, a loirinha foi votada apenas uma vez. E seus muitos fãs, apesar do silêncio dos últimos tempos, estão preparados para "sentar o dedo" nas votações.

Em relações a mutirões, estamos sempre em contato com a equipe oficial. O público dela pode fazer a diferença em um paredão se houver instrução nas redes.
Jean Carlos