Topo

Shaun de 'The Good Doctor' originalmente seria asiático, diz produtor

Freddie Highmore como Shaun em "The Good Doctor" - Jack Rowand/Jack Rowand/ABC/Sony Pictures Television
Freddie Highmore como Shaun em 'The Good Doctor' Imagem: Jack Rowand/Jack Rowand/ABC/Sony Pictures Television

De Splash, em São Paulo

16/04/2021 10h08

Daniel Dae Kim, produtor e ator de "The Good Doctor", contou em entrevista ao Vulture que o protagonista da série, Shaun (Freddie Highmore), era asiático na primeira versão desenvolvida por ele — mas o showrunner David Shore mudou a etnia do personagem.

Kim começou a tentar desenvolver o projeto em 2015, inspirado por uma série sul-coreana de mesmo nome. Quando Shore entrou na equipe os dois tiveram que ter "uma conversa honesta" sobre a etnia de Shaun.

Ele é quem ia lidar com o dia a dia da produção, então ele é quem tinha que se sentir confortável com o protagonista. Eu não estou dizendo que ele exigiu um ator branco, mas, com a chegada de David, ficou menos claro se um protagonista asiático funcionaria para esta história. Então o estúdio sugeriu Freddie Highmore, e nós dois o amamos. Daí o nosso foco se voltou para escalar um elenco diverso como um todo."
Daniel Dae Kim ao Vulture

Na época, contou o ator e produtor, ele não sentiu que podia fazer muitas exigências. "Em última instância, eu só queria que a série fosse ao ar. Você pode desenvolver quantos projetos quiser — mas, se nenhum é lançado, do que adianta?", questionou.

Hoje, no entanto, a história é diferente:

Vou te dizer uma coisa: agora, quando desenvolvo uma série, especifico logo no começo qual será a etnia do protagonista. E quando tenho uma reunião com um roteirista, logo digo: 'Vai ser assim'. Sei que só tenho controle de um projeto até entregá-lo para o showrunner."
Daniel Dae Kim sobre suas próximas séries

Responsa!