Topo

O que esperar do final de 'Game of Thrones' nos livros?

Daenerys (Emilia Clarke) e Jon Snow (Kit Harington) em cena da oitava temporada de "Game of Thrones"
Daenerys (Emilia Clarke) e Jon Snow (Kit Harington) em cena da oitava temporada de "Game of Thrones"
Divulgação/HBO

De Splash, em São Paulo

16/04/2021 04h00

"Game of Thrones", a série, vai completar seu décimo aniversário neste sábado —e já já vão fazer dois anos que assistimos àquele final, hum, controverso. Mas um mistério permanece: afinal, como terminam os livros das "Crônicas de Gelo e Fogo", escritos por George R.R. Martin?

Não, não vamos nos juntar ao coro que, sempre que possível, pede para o escritor terminar os dois livros da saga que faltam.

Continua depois da publicidade

Mas a curiosidade existe, e não dá para negar...

Até que ponto a série da HBO foi fiel ao que o escritor tem em mente? Será que o final dos livros vai ser similar ao que vimos na TV? Isso ainda não dá para saber, mas fomos resgatar o que Martin e outros envolvidos na série já falaram sobre o assunto.

Christopher Polk/NBC/Getty Images - Christopher Polk/NBC/Getty Images
O autor George R.R. Martin
Imagem: Christopher Polk/NBC/Getty Images

A série começou a desviar mais dos livros a partir de sua sexta temporada, quando ultrapassou a história escrita por Martin em "A Dança dos Dragões", quinto e mais recente livro da saga, lançado em 2011 —sim, já faz 10 anos.

Na época, tanto o autor quanto os showrunners de "Game of Thrones", David Benioff e D.B. Weiss, falaram que haviam conversado sobre os rumos que a história tomaria a partir daí, para adaptá-los para as telas. E pelo menos um ponto polêmico do final foi confirmado após o fim da produção:

Bran (ou o Corvo de Três Olhos) como o rei de Westeros

Reprodução - Reprodução
Isaac Hempstead Wright como Bran Stark na última temporada de "Game of Thrones"
Imagem: Reprodução
Continua depois da publicidade

Foi o próprio ator Isaac Hempstead Wright que revelou essa informação. Segundo ele, Benioff e Weiss contaram a ele que essa era parte do final original de Martin. "Foi muito especial ser parte de algo envolvido diretamente na visão de George. Foi uma boa forma de encerrar tudo", disse o ator.

Mas não quer dizer que TUDO será igual...

Em entrevistas, George R. R. Martin procurou se distanciar do final da série da HBO.

As pessoas viram um final, não O final.
George R.R. Martin, ao jornal alemão Welt, em 2020

Meses antes, ele já havia dito que a última temporada da série não foi "completamente fiel" ao que ele tinha planejado: "Se fosse, ela teria que ter mais cinco temporadas".

E parece que é aí mesmo que está o problema...

Na série, a sétima e a oitava temporadas foram corridas e apressaram pontos essenciais da trama, como o destino de Daenerys e Jon Snow. É bem possível que, nos livros, o caminho seja bem diferente (e faça sentido), ainda que o destino seja parecido.

Continua depois da publicidade

Mas quando o próximo livro chega?

Ainda não sabemos. Em um post no seu blog pessoal, em fevereiro deste ano, Martin disse que ainda faltam "centenas de páginas" para concluir o romance, que se chamará "The Winds of Winter".

Estamos na torcida para que seja logo!