Topo

Kristen Stewart faz 31: 7 filmes para esquecer de vez a Bella de Crepúsculo

31 aninhos! Kristen Stewart faz aniversário, e já está na hora de esquecermos a Bella - Andreas Rentz/Getty Images
31 aninhos! Kristen Stewart faz aniversário, e já está na hora de esquecermos a Bella Imagem: Andreas Rentz/Getty Images

Caio Coletti

De Splash, em São Paulo

09/04/2021 04h00

Ela é o momento! Kristen Stewart, que nasceu em 9 de abril de 1990, completa 31 aninhos no dia de hoje, e podemos dizer com tranquilidade: ela está na melhor fase de sua carreira.

Só nos últimos anos, Kristen se mostrou um verdadeiro ícone LGBTQIA+, uma espécie de "it girl" improvável com o seu estilo ousado, e — mais importante — uma das atrizes mais carismáticas e versáteis de sua geração.

De fato, lembrar dela só pela Bella Swan de "Crepúsculo", e criticá-la por sua suposta atuação inexpressiva (em um papel que não ajudava!), é uma daquelas coisas que todo mundo deveria ter deixado lá nos anos 2010.

Mas, se você ainda está preso nessa, Splash indica abaixo sete filmes para esquecer de vez a Bella, e se animar para o lançamento de "Spencer", onde Kristen interpreta a princesa Diana (vem Oscar por aí?).

1. "O Silêncio de Melinda" (2002)

A fase infantil e pré-adolescente da carreira de Kristen normalmente é lembrada pelo ótimo "O Quarto do Pânico" (2002), mas também foi nessa época pré-"Crepúsculo" que ela fez a pérola "O Silêncio de Melinda", dirigida por Jessica Scharzer.

Este drama delicado e inteligente conta a história de uma jovem em idade colegial (Kristen) que retorna das férias comprometida com um voto de silêncio — decisão motivada por um trauma misterioso do passado.

É um papel difícil, mas também unicamente apropriado para Kristen, que mais tarde seria tipificada como "carrancuda" por sua personalidade tímida. No filme, ela explora essa persona com habilidade e deixa claro seu enorme potencial como atriz.

Onde ver: Indisponível em streaming no Brasil.

Curtiu esse? Assista também "Contra Corrente" (2004), drama sobre dois jovens que fogem do seu tio violento.

2. "The Runaways: Garotas do Rock" (2010)

Hoje em dia, viver uma lenda do rock no cinema é passagem certa para as premiações: vide Rami Malek em "Bohemian Rhapsody" e Taron Egerton em "Rocketman".

Lá em 2010, no entanto, quando a biografia musical não estava tão em alta, Kristen foi a icônica Joan Jett em "The Runaways", que fez crônica da carreira alucinante de um dos maiores grupos femininos de rock da história.

Na época, muito se falou sobre a ousadia de Dakota Fanning (ótima como Cherie Curie), que desconstruiu sua imagem de estrela infantil aqui, mas a Joan de Kristen é também uma revelação — ela encarna a profundidade emocional por trás da atitude rebelde da roqueira brilhantemente.

Onde ver: Claro Vídeo, NOW.

Curtiu esse? Tente também "Na Estrada" (2012), adaptação do clássico de Jack Kerouac dirigido pelo brasileiro Walter Salles.

3. "Para Sempre Alice" (2014)

Este filme aqui é o show de Julianne Moore, é claro — não à toa, a veterana atriz ganhou o seu tão aguardado Oscar ao interpretar a personagem título de "Para Sempre Alice", uma professora que sofre de Alzheimer precoce.

Mas uma grande performance não é nada sem as atuações certas para apoiá-la, né? No caso de "Para Sempre Alice", Moore é cercada por um elenco brutalmente competente, que faz do filme uma viagem emocional intensa pelas emoções de toda uma família "perdendo" a sua matriarca.

No papel da filha mais próxima de Alice, Kristen demonstra o mesmo tipo de sensibilidade preciosa que sempre foi sua maior arma. Aqui, no entanto, é possível ver como essa sensibilidade amadureceu — este é o primeiro grande filme de Kristen Stewart, atriz adulta.

Onde ver: HBO Go, Google Play, Claro Vídeo, iTunes.

Curtiu esse? Veja também "Marcados pela Guerra" (2014), onde Kristen vive uma guarda da prisão de Guantanamo.

4. "Certas Mulheres" (2016)

Este delicado e poético retrato da experiência feminina contemporânea, pelas mãos da elogiadíssima cineasta Kelly Reichardt, é dividido em várias histórias diferentes. Uma delas conta do relacionamento complicado entre uma jovem advogada (Kristen) e uma trabalhadora rural (Lily Gladstone).

Como a inteligente e determinada Beth, a nossa aniversariante do dia mostra que há todo um lado diferente dela que ainda precisa ser explorado: o da mulher sedutora e misteriosa, ainda que não da forma tradicional.

Este também foi, é claro, o primeiro de muitos papéis lésbicos de Kristen, que faz questão de trazer representatividade para as telas. Gostamos!

Onde ver: NOW, Claro Vídeo, Microsoft Store, iTunes.

Curtiu esse? Recomendamos também "Lizzie" (2018), inspirado em um assassinato real do final do século 19.

5. "Personal Shopper" (2016)

A parceria de Kristen com o diretor francês Olivier Assayas sempre rende. O primeiro encontro dos dois resultou em "Acima das Nuvens" (2014), drama ácido sobre a indústria do cinema que a transformou na primeira norte-americana a vencer o César, o Oscar francês, de melhor atriz coadjuvante.

Depois, foi a vez de "Personal Shopper", um filme curioso que mistura thriller sobrenatural, drama intimista e um quê de auto paródia. Na trama, Kristen é uma jovem que tenta fazer contato com o seu irmão, que morreu em Paris anos antes de ela se mudar para a cidade.

A performance concentrada de Kristen é a fundação para o filme provocar tanto tensão quanto envolvimento emocional no espectador. Este é talvez o primeiro filme que confiou nela o bastante para se ancorar completamente em seu talento — e a aposta funciona muito bem, obrigado.

Onde ver: Claro Vídeo, Google Play, Looke.

Curtiu esse? Assista justamente "Acima das Nuvens" (2014), colaboração anterior de Kristen com o diretor.

6. "Seberg Contra Todos" (2019)

Ah, o que poderia ter acontecido se a Amazon fizesse uma campanha de Oscar melhor... "Seberg Contra Todos" é a cara da Academia, começando pelo tema: trata-se da biografia de uma figura proeminente da era de ouro do cinema, a atriz Jean Seberg.

O recorte é ainda mais interessante, já que o filme se foca na época em que Seberg foi investigada pelo FBI por seu envolvimento político e romântico com o ativista Hakim Jamal, liderança importante no movimento por direitos civis dos negros nos EUA.

Política, cinema, histórias reais, uma jovem atriz afirmando o talento e amadurecimento que filmes anteriores já mostraram. "Seberg Contra Todos" tinha tudo para dar a Kristen a sua primeira indicação ao Oscar — faltou só a produtora investir mais na divulgação.

Onde ver: Telecine Play, Google Play, Claro Vídeo, iTunes, Looke.

Curtiu esse? "J.T. Leroy" (2018), outro filme inspirado em uma história real inacreditável, é uma boa pedida.

7. "As Panteras" (2019)

Este talvez seja o filme mais conhecido que incluímos na nossa lista, mas ainda achamos que a performance cômica de Kristen em "As Panteras" é subestimada: ela é, essencialmente, o coração do filme, construindo uma personagem carismática e estilosa que se infiltra fácil no coração do espectador.

Nesses grandes épicos de ação de Hollywood, difícil negar, carisma é mais importante que talento — ninguém espera uma atuação à la Meryl Streep no meio das explosões! Mas é justamente por isso que "As Panteras" é tão importante para Kristen.

Aqui, após anos "refugiada" em dramas independentes, ela voltou em grande estilo para a posição de estrela de Hollywood, e provou que merece um lugar em meio às divas glamorosas do cinemão americano. Recado dado, Kristen!

Onde ver: HBO Go, Google Play, Microsoft Store, iTunes, Looke.

Curtiu esse? Tente "Alguém Avisa?" (2020), comédia lésbica de Natal onde Kristen continuou mostrando seu timing cômico.

Feliz aniversário para esse cristalzinho!