Topo

Splash Explica

Tá em dúvida? Chega mais que a gente te explica!


Sarah diz que participou de 'festas regulamentadas'. O que isso significa?

No BBB 21, Sarah Andrade revelou ter ido a festas durante a pandemia - Reprodução/ Globoplay
No BBB 21, Sarah Andrade revelou ter ido a festas durante a pandemia Imagem: Reprodução/ Globoplay

Luiza Missi

De Splash, em São Paulo

31/03/2021 19h57

Após ser eliminada do "BBB 21", Sarah Andrade recebeu uma indireta de Ana Maria Braga na manhã de hoje e pediu desculpas por ter minimizado a pandemia de covid-19 no confinamento. Ela disse que só foi a "festas regulamentadas" nas comemorações do final de ano. Mas, afinal, o que isso significa?

As festas que fui eram todas regulamentadas. Não fui em festas que não eram aprovadas pelo governo ou algo assim, eram todas regulamentadas. Isso não tira o meu erro. Só posso pedir desculpas. Sarah em entrevista a Ana Maria Braga

No BBB, Sarah falou sobre as festas algumas vezes. Ela disse que estava em uma festa na Barra de São Miguel, em Alagoas, quando recebeu a ligação final do programa, e também que participou de uma festa de Réveillon, sem explicar se foi no mesmo lugar.

A sister finalizou: "Não peguei covid porque Deus me ama".

BBB 21: Sarah conversa com Ana Maria Braga na Globo - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Imagem: Reprodução/TV Globo

O que é uma festa aprovada pelo governo durante a pandemia?

Na virada do ano, Alagoas estava em Fase Azul, ou seja: só eram permitidos eventos com até 300 pessoas. Os organizadores precisavam pedir autorização da Vigilância Sanitária afirmando estarem cientes dos protocolos de segurança como aferição de temperatura, uso obrigatório de máscara e distância mínima de 1,5 m entre pessoas (com sinalização para os clientes).

Já em Brasília, onde Sarah mora, o governo chegou a cancelar comemorações e limitar o horário de funcionamento de bares e restaurantes até as 23h — mas depois voltou atrás, e os restaurantes e bares puderam funcionar até mais tarde nas vésperas de Natal e Ano Novo. Ao Correio Braziliense, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), justificou:

Já havia muitas mesas de restaurantes vendidas para os pacotes de Natal. Então, eu achei justo que, na noite de Natal, com os cuidados devidos, os restaurantes possam funcionar. Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal

O governo também exigiu o cumprimento de protocolos sanitários como a disposição das mesas a uma distância de 2 m uma das outras, funcionamento com 50% da capacidade e organização de filas.

No BBB, Sarah afirmou que os protocolos foram seguidos nas festas de que participou — mas ela não pareceu muito contente com as medidas:

Eu fui para Réveillon esse ano, uma frescura da porr*. Toda hora chegava polícia, falando para ficar nas mesas, esse negócio de distanciamento, tinha que fazer teste antes. Sarah Andrade no BBB 21

Splash entrou em contato com a assessoria de imprensa de Sarah para um posicionamento sobre o assunto, e ainda não recebeu resposta.

Aumento de casos desde então

Na virada do ano, os hotéis de Alagoas tiveram ocupação média de 85%, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas. No dia 30 de dezembro, o estado registrou 7 novas mortes por covid-19, de acordo com o consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte.

Alagoas hoje está em Fase Vermelha, mais restrita que a azul, com ocupação de 85% dos leitos de UTI para covid-19. Ontem, 30 de março, o estado registrou 22 novas mortes em decorrência da doença, totalizando 3.533.

No Distrito Federal, os números também aumentaram: foram registrados 7 novos óbitos no dia 30 de dezembro, e 94 ontem. 4.248 pessoas morreram em decorrência da covid-19 no Distrito Federal.

No dia 30 de dezembro, o Brasil tinha uma média móvel de 668 mortos por dia. Hoje, essa média (calculada com base nas mortes dos últimos 7 dias) era de 2.971 — sendo 3.950 registradas nas últimas 24 horas.

Por causa do atual estágio da pandemia, a direção do "Big Brother Brasil" avisou na semana passada os participantes que a situação está pior do que no início do ano.

"A segunda onda veio realmente muito pesada. Se vocês acham que melhorou, que vocês vão sair daí e vai estar tudo bem, não é o caso. A gente ainda tá no meio da pandemia. Eu sei que vocês olham as festas, as provas, e acham que está tudo bem, mas não tá tudo bem", comentou o apresentador Tiago Leifert.