Topo

'BBB 21' escancara erros de famosos; afinal, vale a pena ir para o reality?

Projota, Fiuk e Karol Conká entraram no "BBB 21" como integrantes do grupo camarote - Fotomontagem/Globo/Reprodução
Projota, Fiuk e Karol Conká entraram no "BBB 21" como integrantes do grupo camarote Imagem: Fotomontagem/Globo/Reprodução

Felipe Pinheiro

De Splash, em São Paulo

27/03/2021 04h00

O "BBB 21" reforçou o que a edição passada do reality show já havia provado: famosos não entram na casa com o jogo ganho. Ao contrário. Participantes do grupo camarote, que já tinham fãs, podem quebrar recordes de rejeição, como aconteceu com Karol Conká e Nego Di. Por que nem sempre é possível reverter a fama anterior ao programa em favoritismo?

Especialista em marketing de influenciadores, Ana Paula Passarelli afirma que ser famoso não necessariamente é uma vantagem para participar do reality de maior audiência do país. Os participantes, conhecidos ou não, são julgados pelo que fazem dentro da casa, mas também é preciso lembrar o papel dos administradores das redes sociais.

"As edições de 2020 e deste ano mostraram que a fama fora da casa pode ter duas leituras. A primeira é sobre a personalidade da pessoa, como o público se identifica com ela e a coerência de suas atitudes no programa. A segunda diz respeito à estratégia tomada pelos 'adms' enquanto o participante está na casa. Ambas precisam ser interpretadas de forma clara pelo público, para que joguem a favor e não contra".

Ela afirma que Nego Di, Karol Conká e Projota têm em comum o fato de ter sido incoerentes com a opinião que o público tinha deles. Vilã principal da atual temporada, Conká, que dentro do programa falou sobre seus problemas de temperamento, deveria ter aceitado entrar no "BBB 21"?

Ao aceitar ir a um reality sabendo que a personalidade e o temperamento podem ser prejudiciais para a construção da própria reputação, é preciso avaliar com mais cautela se vale a pena ir ou não. No caso da Karol, o maior aprendizado está em avaliar profundamente a personalidade da pessoa e os possíveis atritos, para entender se ela poderá lidar bem com eles ou não.

Projota conversa com Nego Di e Arthur no 'BBB 21' - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
Projota conversa com Nego Di e Arthur no 'BBB 21'
Imagem: Reprodução/Globoplay

Autora do livro "Profissão: Famoso - Como Gerenciar Imagens de Sucesso" e especialista em marketing e branding, Karla Ikeda afirma que a fama pode ajudar se houver alinhamento entre o que se transmite "dentro e fora do palco". O que não ocorreu com Conká, por exemplo. O que o público viu foi a cantora cair em contradição até mesmo com as bandeiras que prega, como sororidade e empatia.

"Senti que em algum momento a equipe dela ficou um tanto perdida e até me pergunto se ela contava com profissionais preparados para gerenciamento de crise, por exemplo. Se compararmos com a equipe do Projota, vemos que havia muito mais consistência e consciência nas postagens das redes sociais ou mesmo notas de imprensa", afirma Ikeda.

O resultado foi a eliminação da rapper com 99,17% dos votos e muita dor de cabeça para ela e sua equipe, uma vez que shows foram cancelados, famosos a criticaram e seguidores debandaram de suas redes sociais.

Exposição no "BBB" vale o risco?

A tentação pode ser grande, mas é preciso analisar os prós e contras de cabeça fria.

Vejo como uma oportunidade, se bem alinhada à estratégia e, principalmente, ao que a pessoa é ao que ela passa para a mídia. Caso o artista saiba que não tem uma equipe muito bem preparada, que não está com a imagem alinhada com o que é e acredita de verdade, melhor negar o convite Karla Ikeda.

Fiukete, mas sem passar pano

Os famosos erram. Alguns mais e outros menos, mas todos erram. Fiuk entrou no "BBB 21" como um dos rostos mais conhecidos da atual edição. O filho de Fábio Jr. ganhou imunidade na primeira semana por votação popular. Por outro lado, o cantor já foi alvo de críticas por alguns comportamentos difíceis, como ser grosseiro com Juliette ou rabugento quando acorda.

Larissa Marins, do canal Coisas de TV, acompanha Fiuk desde "Malhação ID" (2009), a primeira novela dele. A youtuber reconhece que às vezes ele errou a mão, mas nem por isso deixou de admirar o ídolo. O reality até mostrou um outro lado dele que ela não conhecia.

Gosto muito da amizade dele com o Gil do vigor, acho que são meus momentos favoritos do programa. Eu não sabia que ele cozinhava tanto, e quanto a ser sensível dava para imaginar, mas não sabia de todas as questões com ansiedade. Acabou que me identifiquei com isso também. Gosto da figura Fiuk no 'BBB', me lembra um pouco o Supla na 'Casa dos Artistas': o roqueiro educado de coração grande.

Supla e Bárbara Paz na 'Casa dos Artistas' - Reprodução - Reprodução
Supla e Bárbara Paz na 'Casa dos Artistas'
Imagem: Reprodução

Ela acredita que alguns comentários passam um pouco do ponto justamente por Fiuk ser artista e filho de famoso. Não é de hoje que ele lida com críticas. Como ator, por exemplo, foram muitas.

"Tem outras atuações muito ruins em novelas que são criticadas de maneira mais branda. Acho que o 'BBB' acaba seguindo a mesma lógica: claro que ele errou em alguns momentos e tem que criticar mesmo, mas algumas críticas acabam sendo um pouco mais pesadas por ele já ser conhecido", acredita a youtuber.

Fiuk entrou como um dos participantes mais conhecidos no 'BBB 21' - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
Fiuk entrou como um dos participantes mais conhecidos no 'BBB 21'
Imagem: Reprodução/Globoplay

A fama pode ajudar, Larissa?

Larissa Martins cobre o "BBB" ao lado de Fábio Garcia no "Coisas de TV". Ela vê a fama como uma faca de dois gumes. No início até pode ajudar dentro do jogo pela rede de fãs já consolidada, mas depois...

É um problema porque tudo o que você faz lá vai ter peso dois, por já ser conhecido e pode respingar inclusive na carreira. Tenho tido a impressão de que mais atrapalha do que ajuda. O famoso parece que entra tentando não manchar de jeito nenhum a imagem, o que pode ser ruim pro jogo; e por outro lado, se ele mostra algo que o público nunca imaginou sobre ele, uma faceta ruim da personalidade, isso pode trazer prejuízos imensos.