Topo

Neta de Elvis vira 'doula da morte' após perder irmão; entenda a função

Riley Keough virou "doula da morte" após perder o irmão, Benjamin - Getty Images
Riley Keough virou 'doula da morte' após perder o irmão, Benjamin Imagem: Getty Images

De Splash, em São Paulo

22/03/2021 15h00

A atriz Riley Keough encontrou uma forma saudável de lidar com a morte do irmão, Benjamin, em julho do ano passado: fazendo um treinamento como "doula da morte", uma função relativamente nova no mercado de trabalho.

Somos ensinados que não devemos falar de coisas 'mórbidas'. Ou talvez tenhamos tanto medo da morte que nunca falamos dela... então, é claro, quando acontece conosco, não estamos preparados. Eu acho que é importante se educar sobre formas de morrer conscientes, assim como nos educamos sobre formas de parto conscientes."
Riley Keough sobre treinamento

Mas o que, exatamente, faz uma 'doula da morte'?

As doulas tradicionais são profissionais que oferecem educação perinatal durante a gravidez e suporte emocional e físico para a gestante antes, durante e logo após o parto, certo? Bom, as "doulas da morte" fazem o mesmo, mas para o momento em que alguém precisa se despedir.

Elas são contratadas, normalmente, quando um paciente recebe um diagnóstico terminal. Suas funções incluem cuidar do conforto do paciente durante os seus últimos momentos, prover auxílio emocional para a família, e até mesmo arranjar coisas como testamentos e últimos desejos.

As "doulas da morte" geralmente estão ao lado dos pacientes no momento da morte, e podem continuar prestando auxílio à família por tempo indefinido depois disso.

A ideia é ser uma assistente para "toda a jornada do fim da vida" de alguém, de acordo com Janie Rakow, presidente da Associação Internacional das Doulas de Fim da Vida (INELDA, na sigla em inglês), em entrevista ao USA Today.

Tragédia na família Presley

Riley Keough é filha de Lisa Marie Presley, e neta do rei do rock Elvis Presley. Benjamin, que era quatro anos mais novo, cometeu suicídio com um tiro de espingarda na boca.

"As manhãs são as mais difíceis. Eu esqueço que você se foi. Não posso chorar por causa do medo de nunca mais parar. Uma dor que é nova para mim. Você, não há palavras para você", lamentou a atriz na época.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado antes, doulas não são parteiras, e sim profissionais treinadas e capacitadas para oferecer educação perinatal durante o ciclo gravídico-puerperal e suporte emocional e físico contínuo para a gestante antes, durante e logo após o parto, de acordo com a Associação de Doulas do Rio de Janeiro. A informação foi corrigida.