Topo

Ralph Fiennes defende J.K. Rowling por falas transfóbicas da autora

Ralph Fiennes defende J.K. Rowling após comentários transfóbicos - Reprodução/Instagram
Ralph Fiennes defende J.K. Rowling após comentários transfóbicos Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o Splash, em São Paulo

18/03/2021 08h45

Ralph Fiennes saiu em defesa de J.K. Rowling por conta de seus comentários transfóbicos. O ator, que interpretou o vilão Lord Voldemort em quatro filmes da franquia 'Harry Potter', concedeu uma entrevista ao portal The Telegraph e por lá, demonstrou sua indignação pelos ataques que autora vem recebendo:

"Eu não consigo entender o ódio dirigido a ela. Eu consigo entender o calor de uma discussão, mas acho esta era de acusação e a necessidade de condenar irracionais. Acho o nível de ódio que as pessoas expressam sobre pontos de vista diferentes dos deles e a violência da linguagem para com os outros, perturbador", disse ele.

A posição do artista é bem diferente de seus colegas de elenco da saga, como Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint, que reagiram emitindo declarações de apoio à comunidade trans.

J.K. Rowling gerou toda a polêmica em junho de 2012, ao escrever em seu Twitter sobre um artigo que usava a expressão "pessoas que menstruam". A escritora zombou por não usar a palavra "mulheres".

Após receber diversos ataques por conta da publicação, ela se explicou:

"Eu conheço e amo pessoas trans"e que ela "tem empatia por pessoas trans há décadas", mas também critica fortemente o uso de hormônios e cirurgia em jovens ("muitos, inclusive eu, acreditam que estamos assistindo a um novo tipo de terapia de conversão para jovens gays, que estão sendo colocados em um caminho vitalício de medicalização que pode resultar na perda de sua fertilidade e/ou função sexual plena").