Topo

Empresa de cards é criticada por desenhar BTS golpeado por Grammy

Os integrantes do BTS antes da performance no Grammy - Reprodução
Os integrantes do BTS antes da performance no Grammy Imagem: Reprodução

Colaboração para Splash, em São Paulo

17/03/2021 12h02

Uma empresa americana de cards colecionáveis foi acusada de racismo por fãs do grupo de K-Pop BTS após produzir um card com desenho dos membros da banda sendo golpeados por uma estatueta do Grammy. Os fãs acusaram a marca de reproduzir racismo contra asiáticos.

A peça fazia parte de uma edição colecionável "Garbage Pail Kids: The Shammy Awards", que inclui sátiras com outros artistas como Taylor Swift, Bruno Mars, Billie Eliish e Harry Styles.

Os fãs do BTS tornaram a hashtag "Racism Is Not Comedy" (Racismo não é comédia, em tradução livre) a mais comentada no Twitter na manhã de hoje. Nas mensagens, eles pedem respeito pela banda e relembraram o tiroteio de ontem nos Estados Unidos no spa Young's Asian Massage, que levou à morte quatro pessoas.

A polícia não determinou se os tiroteios tiveram motivação racista, mas aconteceram no momento em que muitos americanos de origem asiática estão com medo após o aumento dos crimes de ódio contra sua comunidade.

"Vocês podem explicar por que escolheram ilustrar o BTS dessa forma? Os outros artistas que vocês incluíram não têm representação de violência em suas ilustrações. Por que isso passou?"

Após a repercussão do caso, a empresa divulgou uma nota lamentando o ocorrido e afirmando que já removeu os cards da coleção.

"Nós ouvimos e entendemos os nossos consumidores que estão chateados sobre a representação do BTS em nossa coleção Shammy Awards e nós pedimos desculpas por incluir isto. Nós removemos os cards do BTS, não imprimimos nenhum deles e eles não estarão disponíveis", diz comunicado.

O grupo sul-coreano estava indicado pela primeira vez ao Grammy este ano, por "Dynamite". No entanto, a categoria melhor performance pop em duo/grupo acabou indo para "Rain on Me", parceria de Lady Gaga e Ariana Grande.