Topo

Grammy: qual a diferença entre melhor gravação e canção do ano?

Finneas O"Connell e Billie Eilish levaram gravação do ano com "Everything I Wanted" - Jay L. Clendenin/Los Angeles Times via Getty Images
Finneas O'Connell e Billie Eilish levaram gravação do ano com "Everything I Wanted" Imagem: Jay L. Clendenin/Los Angeles Times via Getty Images

De Splash, em São Paulo

14/03/2021 22h50Atualizada em 29/04/2021 15h02

O Grammy premia os destaques da música, mas entre tantas categorias (são 84 ao todo!) a gente acaba ficando confuso. Um dos temas mais polêmicos, que todos os anos dá um nó na cabeça de quem acompanha o prêmio é: qual diabos é a diferença entre gravação e canção do ano? Splash explica.

Gravação do ano

Nada mais é do que destacar todo mundo que entrou no estúdio para registrar aquele hit que você passou o ano todo cantando. Sam Smith, por exemplo, venceu a gravação do ano em 2014 por "Stay With Me". Quem levou o Grammy: o cantor, ao lado dos três produtores do single e dos quatro engenheiros de som que ajudaram a gravar, mixar e masterizar a faixa.

No Grammy 2021, o prêmio ficou com "Everything I Wanted", laureando Billie Eilish e seu irmão e fiel produtor Finneas O'Connell. Eles também já tinham levado um gramofone na mesma categoria no ano passado por "Bad Guy".

Canção do ano

Vai para o compositor da faixa, e apenas para ele. Alicia Keys, que levou o caneco por "Fallin" em 2001, por exemplo, subiu ao palco sozinha porque apenas ela escreveu a faixa, por exemplo.

No Grammy 2021, quem levou na categoria foi H.E.R., por "I Can't Breathe", inspirada no assassinato de George Floyd por policiais norte-americanos.

Para ficar ainda mais claro...

Neste ano, tanto Billie Eilish quanto H.E.R. subiram no palco para pegar os prêmios, já que além de intérpretes elas também assinam como compositoras das faixas em que venceram.

No caso de Billie Eilish, o prêmio também é do seu irmão Finneas O'Connell, que escreveu junto com ela e produziu "Everything I Wanted", a gravação do ano.

Já no caso de H.E.R., ela divide o prêmio de canção do ano com Tiara Thomas e Dernst Emille II, que escreveram "I Can't Breathe" com ela.

Veja todos os vencedores do Grammy!