Topo

Charlie Hebdo evoca George Floyd com charge de rainha ajoelhada em Meghan

A rainha Elizabeth 2ª, retratada como assassina de George Floyd na capa do Charlie Hebdo - Reprodução/Twitter
A rainha Elizabeth 2ª, retratada como assassina de George Floyd na capa do Charlie Hebdo Imagem: Reprodução/Twitter

De Splash, em São Paulo

14/03/2021 10h30

O jornal francês Charlie Hebdo provocou polêmica ao publicar, ontem, uma charge na primeira página em que a rainha Elizabeth 2ª aparece ajoelhando no pescoço de Meghan Markle, evocando o assassinato de George Floyd por policiais no ano passado, que inspirou protestos antirracistas pelo mundo.

A charge é incrementada pela inscrição "por que Meghan deixou Buckingham". Um balão de diálogo mostra a duquesa respondendo: "Porque eu não conseguia mais respirar!".

A capa foi criticada por ativistas como a Dra. Halima Begum, chefe do Runnymede Trust, que atua na causa da igualdade racial nos EUA.

Isso aqui está errado em todos os níveis. A rainha como assassina de George Floyd, ajoelhando no pescoço de Meghan? Meghan dizendo que não consegue respirar? Isso não é provocativo, não faz ninguém rir, e nem desafia o racismo. Ao invés disso, diminui os temas importantes que aborda, e ofende todo mundo envolvido."

Na entrevista com Oprah Winfrey, Meghan e Harry acusaram de racismo não apenas os tabloides britânicos, como também a própria família real. De acordo com o casal, um membro da família chegou a questionar qual seria a cor de pele de Archie quando Meghan estava grávida.

O incidente não ocorreu nem com a rainha Elizabeth 2ª nem com o seu marido, o príncipe Philip, segundo os próprios entrevistados. Em sua resposta oficial às revelações, Elizabeth 2ª disse que "as questões de raça levantadas na entrevista são preocupantes".

De acordo com os tabloides britânicos, a monarca terá reuniões particulares com membros da família para discutir o incidente revelado por Meghan. Dias depois da entrevista, o príncipe William afirmou publicamente que sua família não era racista,

Rainha Elizabeth, Meghan Markle e príncipe Harry em 2018 - Chris Jackson/Chris Jackson/Getty Images - Chris Jackson/Chris Jackson/Getty Images
Rainha Elizabeth, Meghan Markle e príncipe Harry em 2018
Imagem: Chris Jackson/Chris Jackson/Getty Images