Topo

Sem plateia e com polêmica: o que esperar do Grammy 2021 na pandemia

Grávida de gêmeos, Beyoncé exibe o barrigão enquanto segura os dois gramofones que levou no Grammy 2017
Grávida de gêmeos, Beyoncé exibe o barrigão enquanto segura os dois gramofones que levou no Grammy 2017
Robyn Beck/AFP

De Splash, em São Paulo

13/03/2021 14h59

A noite de hoje promete muita música e também muita confusão. A 63ª edição do Grammy acontecerá novamente em Los Angeles, mas não se parecerá em nada com o que estamos acostumados. A pandemia forçou inúmeras mudanças em um evento já marcado por controvérsias desde o ano passado.

Indicações divisivas

Lá em novembro, o Grammy chamou atenção pelos motivos errados. O canadense The Weeknd foi um dos principais artistas de 2020, emplacando seu álbum e o hit "Blinding Lights" no topo das paradas norte-americanas. Mesmo assim, ele foi completamente ignorado em todas as categorias.

Continua depois da publicidade
O Grammy continua corrupto. Vocês devem transparência a mim, aos meus fãs e à indústria
desabafou The Weeknd, nas redes sociais
bggbbgrgr - Divulgação - Divulgação
The Weeknd
Imagem: Divulgação

Não é a primeira vez que a reputação do Grammy é colocada em dúvida. No início do ano passado, a ex-presidente da Academia de Gravação, Deborah Dugan, foi demitida após acusar a organização de corrupção e interferência no resultado dos prêmios.

Como resultado por ter sido esnobado, The Weeknd declarou que promoverá um boicote ao Grammy daqui para frente, não mais submetendo suas músicas e álbuns para avaliação da Academia.

trgbttrrt - Monty Brinton/CBS via Getty Images - Monty Brinton/CBS via Getty Images
Billie Eilish e Finneas O'Connell se apresentam no Grammy em 26 de janeiro de 2020
Imagem: Monty Brinton/CBS via Getty Images
Continua depois da publicidade

Desafios da pandemia

Originalmente, o Grammy aconteceria na última semana de janeiro. Porém, a situação da pandemia nos EUA se agravou e o show precisou ser remarcado para março. A confusão de datas mexeu até com o calendário do SAG Awards, premiação de cinema, transferida para abril.

Também em decorrência da pandemia, a premiação deste ano será bem diferente. Sai de cena o tradicional Staples Center e entra uma nova locação: o Centro de Convenções de Los Angeles. O evento não contará com plateia, fora os artistas que se apresentarão.

bgbbrgfrtbtr - Rachel Luna/FilmMagic - Rachel Luna/FilmMagic
Rosalía no Grammy 2020
Imagem: Rachel Luna/FilmMagic

Segundo Ben Winston, diretor do Grammy 2021, o evento contará com cinco palcos redondos em círculo. Em um deles, estarão os apresentadores dos prêmios e nos outros quatro, os artistas que se apresentarão. Cada artista terá seu próprio backstage para evitar qualquer tipo de contaminação.

Os donos e funcionários de famosas casas de show dos Estados Unidos também estarão presentes para entregar os prêmios da noite. Ben acredita que é uma maneira de reconhecer pessoas tão importantes e que foram tão afetadas pela pandemia.

Continua depois da publicidade
Esses espaços são feitos pelos bartenders, os seguranças, o gerente, o caixa, o faxineiro. Chegará o dia que tudo terá passado e poderemos frequentar novamente esses lugares.
Ben Winston, diretor do Grammy 2021, para a "Rolling Stone"

Apresentações especiais

Alguns dos maiores nomes do ano se reunirão no Grammy. Taylor Swift, Billie Eilish, Megan Thee Stallion, BTS e Dua Lipa são alguns dos indicados que se apresentarão no show, apresentado pela primeira vez por Trevor Noah.

Bruno Mars, que acabou de lançar sua nova parceria ao lado de Anderson.Paak, implorou para cantar no Twitter e teve seu pedido atendido. Nos fóruns internacionais, se especula sobre a presença de Beyoncé, a artista mais indicada da noite.

Continua depois da publicidade

Recordes

O Grammy 2021 também pode bater alguns recordes. Se ganhar o prêmio de "Álbum do Ano", Taylor Swift será a primeira mulher a vencer a categoria três vezes e somente a quarta artista, no geral, a atingir tal honra.

Neste ano, pela primeira vez, também temos cinco mulheres indicadas ao prêmio de "Melhor Performance Rock", uma categoria tradicionalmente masculina. Fiona Apple, Phoebe Bridgers, HAIM, Brittany Howard e Big Thief se enfrentam na categoria.

trvtrrtvr - Dave Hogan - Dave Hogan
Taylor Swift
Imagem: Dave Hogan

Por fim, caso Beyoncé leve para casa ao menos cinco prêmios, ela se tornará a mulher mais premiada na história do Grammy. Se ela levar os nove, ela bate o recorde e se torna a mais premiada entre todos. Nada mal, hein?

O Grammy 2021 será exibido hoje, a partir das 21h, na TNT.