Topo

Cliff Simon, ator de 'Stargate', morre aos 58 anos em acidente de kitesurf

Cliff Simon como Ba"al em cena de "Stargate SG-1" - Reprodução
Cliff Simon como Ba'al em cena de 'Stargate SG-1' Imagem: Reprodução

De Splash, em São Paulo

12/03/2021 08h36

O ator sul-africano Cliff Simon, conhecido como o carismático vilão Ba'al em "Stargate SG-1" (2001-2007), morreu aos 58 anos de idade em um acidente de kitesurf. A notícia foi confirmada pela esposa dele, Colette Simon, no Facebook.

Colette contou que o marido estava praticando o esporte em Topanga, na Califórnia (EUA), quando se envolveu em um "trágico acidente". "Ele era um homem original, um aventureiro, um nadador, um dançarino, um ator, um autor. Ele deixa um buraco enorme neste planeta", disse a viúva.

Simon apostou na atuação após carreiras curtas no nado olímpico (ele chegou a se qualificar para as Olimpíadas de 1984 pela África do Sul) e no exército. Inicialmente conhecido por papéis no teatro, ele até se apresentou no lendário Moulin Rouge, em Paris, em 1989.

Entre 1992 e 1999, estrelou a bem-sucedida novela sul-africana "Egoli: Place of Gold", partindo para Hollywood após sair do elenco da produção. Por lá, apareceu como Ba'al em 15 episódios de "Stargate SG-1" e no filme derivado da série, intitulado "Continuum" (2008).

Simon também teve papéis em "24 Horas", "NCIS", "The Americans", "Castle" e "Personal Space".