Topo

No Dia da Mulher, famosas revelam as mulheres que as inspiram

Gloria Pires, Thelminha, Thalita Rebouças e Marina Person
Gloria Pires, Thelminha, Thalita Rebouças e Marina Person
Montagem/UOL

De Splash, em São Paulo*

08/03/2021 10h48Atualizada em 08/03/2021 13h47

O Dia Internacional da Mulher é um dia de luta, mas é, também, um dia para lembrar as mulheres que nos inspiram e nos motivam. Por isso, Splash convidou quatro mulheres incríveis —Gloria Pires, Thelma Assis, Thalita Rebouças e Marina Person— para nos contar quem são suas referências.

Gloria Pires

[Minhas inspirações são] minha mãe, Elza e minha avó-paterna, Deolinda. Com temperamentos completamente diferentes, eram amigas. Os primeiros exemplos que tive de empoderamento feminino e de superação (cada qual com sua história). Elas são a pavimentação da estrada que venho seguindo.

Continua depois da publicidade
Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Elza Pires, mãe de Gloria Pires, com a neta Cleo
Imagem: Reprodução/Instagram

Thelminha

Sem dúvidas, a mulher que mais me inspira é a minha mãe. Ela é a minha maior referência de tudo na vida. Guerreira, determinada, vaidosa, dona dos melhores conselhos, abraços e puxões de orelha quando necessário. Ela é a grande inspiração da minha vida!"

Claudia Leitte

Do meu convívio pessoal, preciso falar de minha mãe, Ilna, e minha tia Luty. Estar com elas é um aprendizado constante para mim, em níveis pessoais e profissionais.

Mas a cantora também tem uma ídola igualmente famosa: Hebe Camargo. "Ela é uma referência de ser humano para mim. Me emociono só de pensar nela. Sempre fui e para sempre serei apaixonada pela jornada e legado de Hebe Camargo."

Continua depois da publicidade
Edu Moraes/Record - Edu Moraes/Record
Claudia Leitte e sua mãe, até já deram entrevista juntas --no caso, no programa de Fábio Porchat na Record
Imagem: Edu Moraes/Record

Thalita Rebouças

A escritora elencou várias mulheres: "Eu admiro a tanta gente... a Suzana Pires por transformar bolsas de grife em um instituto que acelera mulheres em seus ramos de trabalho. Admiro a a Ana Paula Araújo por lançar um livro tão necessário, chamado 'Abuso'".

Ela continua: "Admiro Andreia Sadi, que fez a política ficar quase gostosa, com aquele show de carisma e simplicidade que ela explica tudo. E a Juliana Rosa, que é minha amiga, estudou comigo. Eu morro de orgulho quando vejo a Ju transformar o economês em coisa fácil de entender."

Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Thalita Rebouças e Suzana Pires
Imagem: Reprodução/Instagram

Marina Person

A cineasta e apresentadora homenageou Alice Guy-Blaché (1873-1968), uma pioneira do cinema.

Continua depois da publicidade

"Ela foi uma das primeiras pessoas a fazer cinema no mundo", conta. Ela trabalhava como secretária do Leon Gaumont, que vendia o cinematógrafo, e fazia filmes como peças de propaganda daquele aparelho que ele queria vender".

Ela fazia filmes ousados e muito inovadores, tanto em linguagem quanto em narrativa. E tudo indica que ela foi a primeira cineasta a fazer um filme de ficção. Ela ajudou a inventar o cinema e por pouco não foi esquecida da história

Reprodução - Reprodução
A pioneira do cinema Alice Guy-Blaché
Imagem: Reprodução

Mais Dia da Mulher

Temos ainda uma entrevista com Aline Midlej, apresentadora da GloboNews, uma reportagem sobre 'Filhas de Eva', nova série do Globoplay, uma lista de filmes e séries para ver na Netflix, e uma apresentação das mulheres poderosas por trás dos filmes da Marvel e da DC.

*Colaboraram Liv Brandão e Arthur Belotto