Topo

'Stairway To Heaven' não agradou muito quando tocada pela 1ª vez há 50 anos

Os integrantes do Led Zeppelin em 1975 - Michael Brennan
Os integrantes do Led Zeppelin em 1975 Imagem: Michael Brennan

De Splash, em São Paulo

04/03/2021 09h22Atualizada em 04/03/2021 09h35

Hoje, a canção "Stairway To Heaven" é reconhecida como um marco na história do rock e da banda Led Zeppelin. A música, lançada há 50 anos, fazia parte do quarto álbum deles. Mas ela foi pouco aplaudida na sua primeira aparição, segundo o jornal britânico The Independent.

Quando Jimmy Page, um dos compositores da letra, iniciou seu solo de guitarra em show no Belfast Ulster Hall, na Irlanda do Norte, em 1971, o público queria uma boa dose de peso.

Mas recebeu uma canção lenta e com letra sobre dilemas próprios representados por uma mulher indo ao céu e um flautista tocando. "Oito minutos depois, a música terminou com aplausos educados", afirma o veículo.

Para o baixista John Paul Jones, um dos integrantes do Led Zeppelin, era nítido que as pessoas presentes ficaram desanimadas — ou já estavam.

"Eles estavam todos entediados de tanto esperar para ouvir algo que sabiam", contou.

Led Zeppelin - Danny Martindale/Getty Images - Danny Martindale/Getty Images
John Paul Jones, Robert Plant e Jimmy Page
Imagem: Danny Martindale/Getty Images

Mas no final do ano a canção foi a mais tocada nas rádios norte-americanas e, por não ser lançada em single, impulsionou as vendas — cerca de 37 milhões — do quarto álbum da banda.

Alçando a banda ao nome das mais importantes dos anos 70 — e, com o tempo, se tornando um marco —, "Stairway To Heaven" também trouxe problemas, principalmente para Roberte Plant, que não queria ela mais no setlist.

Mas fato é que, 50 anos depois, ela continua rendendo histórias.