Topo

Will Smith diz que nunca conheceu um racista que fosse inteligente

Reprodução
Imagem: Reprodução

Colaboração para Splash, no Rio de Janeiro

03/03/2021 21h24

Will Smith costuma falar abertamente sobre os momentos em que sofreu racismo. Em sua participação no podcast "Pod Save America", o ator disse que já o chamaram de "nigga", palavra de caráter ofensivo para pessoas pretas, diversas vezes. Além disso, o protagonista de "Um Maluco no Pedaço" também comentou sobre o baixo intelecto de indivíduos racistas.

Felizmente para a minha psique, nunca fui chamado [da palavra ofensiva] por uma pessoa inteligente. Eu nunca tinha olhado nos olhos de um racista e visto nada que eu percebesse como intelecto.

Will Smith relatou ainda que, enquanto traçava sua trajetória em Hollywood, começou a perceber o sentido do "racismo sistêmico", também conhecido como estrutural.

No fundo, percebi uma diferença entre ignorância e mal. Agora eles são gêmeos, com certeza, mas a ignorância pode ser educada e o mal é um problema muito mais difícil. E, felizmente, a ignorância prevalece mais do que o mal flagrante. Portanto, sempre fui encorajado pelo fato de que o processo de educação e compreensão poderia aliviar alguns dos aspectos mais perigosos e difíceis do racismo que, infelizmente, foram incorporados às próprias fibras de nosso país.

Recentemente, foi noticiado que o ator não descartaria a possibilidade de iniciar uma carreira na política. Ao ser questionado sobre o assunto, ele disse:

Tenho absolutamente uma opinião, estou otimista, esperançoso, acredito no entendimento entre as pessoas e acredito na possibilidade de harmonia. Certamente farei minha parte, seja ela artística ou, em algum momento, me aventurando na arena política.